Suspeito pulou na água para tentar escapar de agentes, mas acabou cercado em barco na Região dos Lagos / Reprodução/X
Continua depois da publicidade
Um homem apontado como uma das lideranças do Comando Vermelho (CV) foi preso no fim da tarde desta quarta-feira (18) enquanto passeava de barco na região da Ilha do Japonês, em Cabo Frio, na Região dos Lagos do Rio de Janeiro. A ação foi realizada por equipes da Polícia Militar e da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap), com apoio do serviço de inteligência.
Trata-se de Marbem Gomes de Souza Junior, de 27 anos, considerado um dos chefes da facção no município de Belford Roxo, na Baixada Fluminense. Segundo as investigações, ele atua no tráfico de drogas nas comunidades de Parque Floresta, Caixa D’Água, Casinhas e Morro da Galinha.
Continua depois da publicidade
Contra ele havia um mandado de prisão em aberto por roubo majorado desde 2021, expedido pela 1ª Vara Criminal de Belford Roxo. O criminoso também acumula sete anotações criminais por roubo e homicídio.
Marbem foi localizado pelos agentes enquanto curtia um dia de sol em uma embarcação na Ilha do Japonês. Imagens obtidas pelas forças de segurança mostram o momento em que duas motos aquáticas da polícia se aproximam do barco onde ele estava acompanhado.
Continua depois da publicidade
Assim que percebeu a aproximação, o suspeito pulou na água e tentou fugir nadando. Poucos instantes depois, no entanto, retornou à embarcação e se entregou a um dos policiais, que o algemou.
De acordo com a investigação, Marbem também atuava na expansão territorial do Comando Vermelho para os estados de Alagoas e Pernambuco, onde tentava consolidar núcleos da facção.
Em janeiro de 2020, ele já havia sido preso em Maceió após ficar ferido em um confronto com forças de segurança no Recife. Na ocasião, foi socorrido por familiares e levado a um hospital da capital alagoana, onde acabou detido.
Continua depois da publicidade
A prisão representa mais um golpe contra a cúpula do tráfico na Baixada Fluminense e os planos de expansão da facção para outras regiões do país.