Continua depois da publicidade
O Fundo Nacional Antidrogas (Funad) arrecadou R$ 833.640 no leilão de bens apreendidos de traficantes de drogas realizado nesta quarta-feira (5/12), em Guarulhos (SP). Foram arrematados 208 lotes de carros, motos, caminhões e outros bens apreendidos no estado de São Paulo. A arrecadação ultrapassou a estimativa inicial, que era de R$ 500 mil.
O leilão é fruto de acordo de cooperação entre a Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas do Ministério da Justiça (Senad/MJ) e a Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania de São Paulo. Os recursos arrecadados, conforme determina a legislação, serão destinados a ações de redução da oferta de drogas e de prevenção, tratamento e reinserção de usuários e dependentes.
A receita é dividida: 80% é repassado para o próprio estado aplicar em políticas de enfrentamento ao consumo e ao tráfico de drogas e 20% permanece no Funad para ser destinado a ações de capacitação, orientação e prevenção ao uso de drogas.
Funad
O Fundo Nacional Antidrogas (Funad) é constituído, entre outros, de recursos oriundos da alienação de bens apreendidos de pessoas condenadas por tráfico ou envolvidas em atividades ilícitas de produção ou venda de drogas.
A alienação só é realizada após decisão judicial tomada em caráter definitivo. Os recursos dos leilões são destinados ao desenvolvimento, à implementação e à execução de ações, programas e atividades de repressão, de prevenção, tratamento, recuperação e reinserção social de dependentes de drogas.
Continua depois da publicidade