X

Polícia

Jogos desta quarta elevam riscos de forma 'incalculável', diz PM

O São Paulo vai enfrentar o Capivariano, às 19h30, no Pacaembu enquanto o Corinthians vai jogar contra o Once Caldas, às 22 horas, no Itaquerão

Pedro Henrique Fonseca

Publicado em 03/02/2015 às 17:37

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

A Polícia Militar informa que pediu à Federação Paulista de Futebol (FPF) a alteração da data de um dos jogos marcados para esta quarta-feira (do São Paulo ou do Corinthians), mas a mudança não foi feita. O São Paulo vai enfrentar o Capivariano, às 19h30, no Pacaembu enquanto o Corinthians vai jogar contra o Once Caldas, às 22 horas, no Itaquerão.

"O Comando da PM sugere à FPF a alteração por considerar que num jogo com duas torcidas rivais, mesmo que em jogos diferentes, a concentração de pessoas é grande em metrôs, trens, terminais de ônibus, cujos torcedores se caracterizam com vestimentas e adornos dos times para os quais torcem", diz e-mail enviado à Agência Estado e assinado pelo tenente Júlio Cesar Badini, do 2º Batalhão de Choque da Polícia Militar.

"Nesse caso (dois jogos no mesmo dia), há um aumento de forma exponencial e incalculável de risco de confrontos e quebra da ordem pública, colocando em risco a integridade física de pessoas, além de causar danos ao patrimônio público e privado", continua a nota.

De acordo com a PM, os jogos desta quarta elevam riscos de forma 'incalculável' (Foto: Divulgação)

Com a confirmação da realização dos dois jogos, a Polícia Militar revela que haverá "um reforço no número de policiais para realizarem a busca pessoal nos portões dos estádios, a segurança nas chegadas das delegações e das torcidas organizadas. Serão realizadas escoltas para as delegações e torcidas organizadas".

A reunião de planejamento das ações de policiamento e transporte realizada na segunda-feira com a presença de policiais e representantes do Metrô e CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), definiu que apenas os torcedores uniformizados do São Paulo vão utilizar o transporte público. A torcida do Corinthians vai utilizar meios próprios para chegar ao Itaquerão. Mesmo com o acordo firmado na reunião, torcedores comuns, fora das organizadas, deverão usar trem e metrô, o que aumenta o risco de confrontos antes e depois das partidas.

“A organizada do Corinthians se comprometeu a não usar o transporte público. Nós informamos os torcedores sobre os eventos, adotamos as medidas de segurança, mas não podemos restringir o acesso dos torcedores comuns ao transporte público” diz o tenente Vasconcelos, do 2.º Batalhão de Choque da Polícia Militar.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

Principais rodovias do Estado apresentam congestionamentos nesta manhã

Condições de tráfego desta segunda-feira (18) foram apresentadas pela Agência de Transporte do Estado de São Paulo (ARTESP)

Cotidiano

Imóveis do Litoral têm diárias mais baratas para feriado de Páscoa

Preços caem até 67,69% em relação a 2023; Guarujá e Santos têm diária mais cara, de R$ 3.375 para aptos de 4 quartos

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter