X

Polícia

Jogos desta quarta elevam riscos de forma 'incalculável', diz PM

O São Paulo vai enfrentar o Capivariano, às 19h30, no Pacaembu enquanto o Corinthians vai jogar contra o Once Caldas, às 22 horas, no Itaquerão

Pedro Henrique Fonseca

Publicado em 03/02/2015 às 17:37

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

A Polícia Militar informa que pediu à Federação Paulista de Futebol (FPF) a alteração da data de um dos jogos marcados para esta quarta-feira (do São Paulo ou do Corinthians), mas a mudança não foi feita. O São Paulo vai enfrentar o Capivariano, às 19h30, no Pacaembu enquanto o Corinthians vai jogar contra o Once Caldas, às 22 horas, no Itaquerão.

"O Comando da PM sugere à FPF a alteração por considerar que num jogo com duas torcidas rivais, mesmo que em jogos diferentes, a concentração de pessoas é grande em metrôs, trens, terminais de ônibus, cujos torcedores se caracterizam com vestimentas e adornos dos times para os quais torcem", diz e-mail enviado à Agência Estado e assinado pelo tenente Júlio Cesar Badini, do 2º Batalhão de Choque da Polícia Militar.

"Nesse caso (dois jogos no mesmo dia), há um aumento de forma exponencial e incalculável de risco de confrontos e quebra da ordem pública, colocando em risco a integridade física de pessoas, além de causar danos ao patrimônio público e privado", continua a nota.

De acordo com a PM, os jogos desta quarta elevam riscos de forma 'incalculável' (Foto: Divulgação)

Com a confirmação da realização dos dois jogos, a Polícia Militar revela que haverá "um reforço no número de policiais para realizarem a busca pessoal nos portões dos estádios, a segurança nas chegadas das delegações e das torcidas organizadas. Serão realizadas escoltas para as delegações e torcidas organizadas".

A reunião de planejamento das ações de policiamento e transporte realizada na segunda-feira com a presença de policiais e representantes do Metrô e CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), definiu que apenas os torcedores uniformizados do São Paulo vão utilizar o transporte público. A torcida do Corinthians vai utilizar meios próprios para chegar ao Itaquerão. Mesmo com o acordo firmado na reunião, torcedores comuns, fora das organizadas, deverão usar trem e metrô, o que aumenta o risco de confrontos antes e depois das partidas.

“A organizada do Corinthians se comprometeu a não usar o transporte público. Nós informamos os torcedores sobre os eventos, adotamos as medidas de segurança, mas não podemos restringir o acesso dos torcedores comuns ao transporte público” diz o tenente Vasconcelos, do 2.º Batalhão de Choque da Polícia Militar.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Coluna

Itanhaém prevê expansão econômica e outros assuntos

Congelamento da tarifa dos ônibus chegou ao público um pouco antes da hora

Ideia

Construtor sugere fundação nos moldes da Pinacoteca para 'novo' Escolástica Rosa

"Se formarmos um grupo e esse grupo for inteligente, envolve toda a sociedade no projeto"

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter