X

Polícia

Guarda municipal de Santos habilita mais 33 agentes para o porte de arma de fogo

O novo grupo se juntará aos demais 77, já habilitados para andar armados, após treinamento no final do ano passado

Da Reportagem

Publicado em 02/06/2022 às 21:09

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Guardas Municipais de Santos se habilitam no uso de arma de fogo / Nathalia Filipe

A Guarda Civil Municipal de Santos (GCM) habilitou a segunda turma de agentes para o uso de arma de fogo. Ao todo, 33 guardas foram aprovados em avaliação final concluída na manhã desta quinta-feira (2), em um clube de tiro no Morro Nova Cintra.

O novo grupo se juntará aos demais 77, já habilitados para andar armados, após treinamento no final do ano passado.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

O programa de capacitação de armamento e tiro dos agentes de segurança da GCM tem duração de 160h. Na primeira etapa do curso, os guardas municipais foram avaliados em três semanas, com aulas teóricas sobre legislação balística, fundamentos de tiro e regras de segurança, bem como atividades práticas de manuseio, montagem e desmontagem do armamento.

Já nos últimos quatro dias, os agentes foram para o estande, onde os instrutores aplicaram treinamento de tiro de precisão, utilizando uma pistola calibre 380 com munição real em alvos coloridos e humanoides, além de exercícios dinâmicos de habilidade e domínio de arma de fogo.

Após essa qualificação, a documentação dos agentes será encaminhada à Polícia Federal para que seja autorizado o porte de arma. 

Nova turma

Outros 32 agentes iniciam, a partir do próximo dia 13, as aulas teóricas, com previsão de término no final deste mês. Ao final, 142 guardas estarão aptos para o serviço utilizando arma de fogo.

Para o Secretário Municipal de Segurança, Sérgio Del Bel, a capacitação é fundamental para garantir a segurança de todos os profissionais e, principalmente, da população. "Eles chegam para atender ao interesse da população, que é ter mais segurança nas ruas".

Aprovados
O guarda Yuri Favoreto foi um dos habilitados no curso. "Os instrutores são muito capacitados e nos deixaram seguros para quando iniciarmos o serviço nas ruas e auxiliarmos os cidadãos na prevenção do crime em diversas situações", disse.

Outro integrante da corporação, Erick Ramos, assegura estar preparado para o uso do armamento. "O curso serviu para aperfeiçoar ainda mais as ações básicas que são empregadas no dia a dia do agente, pois é mais um equipamento que garante a segurança de todos".

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

Morte confirmada: adolescente de Guarujá é mais uma vítima da dengue

De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES), outras 17 mortes estão sob investigação.

Variedades

Jornalista lança livro sobre a conscientização do valor do voto

Disponível em formato e-book, o 'É assim que eu voto' oferece aos cidadãos uma ferramenta para compreender o funcionamento do sistema eleitoral brasileiro

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter