Polícia

Guarda Civil prende suspeito de integrar quadrilha de roubo a condomínios de luxo na Capital

Sistema de reconhecimento de caracteres foi fundamental na prisão

Da Reportagem

Publicado em 09/06/2022 às 16:50

Comentar:

Compartilhe:

GCM Praia Grande / Divulgação

Um homem suspeito de integrar uma quadrilha de roubo a condomínios de luxo na Capital foi preso na tarde de terça-feira (07), em Praia  Grande, após o carro que ele ocupava ter sido identificado ao entrar  na Cidade como sendo produto de furto. A integração entre o sistema de  reconhecimento de caracteres foi fundamental para o desfecho da  ocorrência.

O sistema de reconhecimento ótico de caracteres (OCR) deu o alerta  sobre dois veículos que acabavam de entrar na Cidade: um Mercedes  produto de furto de um prédio de luxo na Capital e um HB20  supostamente envolvido na prática do crime.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.


Viaturas da Guarda Civil Municipal começaram a se deslocar e  conseguiram abordar o Mercedes na Via Expressa Sul. No veículo estavam  duas mulheres e um homem e nada de ilícito foi encontrado com eles.  Porém, ao serem questionados sobre a procedência do veículo, o homem  confessou ter praticado furtos em apartamentos no bairro Bela Vista,  na Capital. Após invadir um dos imóveis por meio de arrombamento da  porta, conseguiu a chave do veículo, que também foi furtado. As  mulheres alegaram desconhecer os fatos.

Diante dos fatos, as equipes da GCM deram voz de prisão aos suspeitos  e os encaminharam à Central de Polícia Judiciária (CPJ), onde o  delegado de plantão tomou as providências legais. O Mercedes foi  apreendido e o outro veículo supostamente envolvido não foi  identificado.

Cerco eletrônico As câmeras de OCR (reconhecimento óptico de  caracteres) formam uma espécie de cerco eletrônico em todo o  Município, identificando as placas dos veículos que entram na Cidade.  Quando um veículo produto de furto ou roubo tem sua placa comunicada à  Polícia Militar ou ao Cicoe, os dados são lançados no sistema e assim  que o veículo passa por uma dessas câmeras de OCR um alarme é  disparado no Cicoe e as viaturas são acionadas.  Este software está  instalado em pontos estratégicos, como as principais vias de acesso à  Cidade.

Atuação - Atualmente, a Guarda Civil Municipal de Praia Grande conta  com cerca de 380 integrantes totalmente preparados para o  patrulhamento preventivo e ostensivo. Graças ao constante investimento  da Administração Municipal em equipamentos e capacitação em áreas  específicas, a GCM conta com Setor de Proteção Ambiental (Guarda  Costeira e Guarda Ambiental), equipes táticas de Rondas Ostensivas com  Motos (Romo) e Rondas Ostensiva Municipal (Romu), Canil, além de  equipes específicas de Patrulhamento Comunitário Integrado (PCI) e  Trânsito (Gtran), além de programas como o Grupo de Apoio à Cidadania  e Prevenção à Violência nas Escolas (Gape).

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

Festa da Tainha começa neste final de semana em Praia Grande

Atração gastronômica ocorre no Pavilhão de Eventos Jair Rodrigues

Santos

Aprenda e jogue! ODS vira tema de jogo de tabuleiro e digital

Board game também estará disponível para celular e computador

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter