O foco inicial serão os crimes cometidos na cidade de São Paulo. / Divulgação/Governo de SP
Continua depois da publicidade
O Governo de São Paulo inaugurou nesta quinta-feira (24), na capital paulista, a primeira unidade policial especializada no combate a fraudes biométricas do Brasil. A delegacia funcionará na avenida Casper Líbero, bairro da Luz.
“Anos atrás os profissionais gastavam mais tempo na formalização das ações e, agora, com as facilidades impostas pelas novas tecnologias, os procedimentos ficaram mais rápidos. A inauguração desta delegacia vem para dar mais capacidade para a polícia evitar fraudes documentais e biométricas”, disse Rodrigo Garcia (PSDB), governador do Estado.
Continua depois da publicidade
A Delegacia de Polícia ficará instalada na sede do Instituto de Identificação “Ricardo Gumbleton Daunt” – IIRGD. As atividades policiais começam também nesta quinta.
A unidade especializada terá como objetivo combater as fraudes documentais e biométricas realizadas para obtenção dos documentos de identidade, como o RG e CNH. O foco inicial serão os crimes cometidos na cidade de São Paulo.
Continua depois da publicidade
Desde 2015 todas as biometrias foram inseridas no Sistema Afis, usado para comparar uma impressão digital com impressões previamente arquivadas no banco de dados do sistema. A delegacia será subordinada ao Departamento de Inteligência da Polícia Civil (Dipol).