X

Polícia

Criminosos miram smartphones

Esses objetos de desejo representam 59,21% de tudo o que foi roubado e furtado em São Paulo, segundo a pesquisa de vitimização do Insper 2013

Publicado em 21/10/2013 às 10:13

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

O fetiche provocado por celulares de última geração, ferramentas que hoje são capazes de realizar mais tarefas do que um computador, também provocou mudança importante no crime. Esses objetos de desejo representam 59,21% de tudo o que foi roubado e furtado em São Paulo, segundo a pesquisa de vitimização do Insper 2013.

A porcentagem é quase duas vezes maior do que o dinheiro (38,27%) e quatro vezes mais alta do que cartão de crédito e talão de cheque (13,36%). Notebooks e tablets foram levados somente em 1,08% dos casos.

Dados sobre celulares não constam das pesquisas do Insper de 2003 e 2008. Nas pesquisas de vitimização da Secretaria da Segurança Pública, em 2007, o dinheiro ainda era o objeto mais roubado e furtado (56%). O celular ficava na segunda posição (35,8%). Em 2010, o roubo e furto de celulares já tinham saltado para 51,6% dos casos.

Na internet, para evitar o apetite dos ladrões, há tutorais que explicam formas de como lidar com a perda ou o roubo de celulares. Um deles, por exemplo, voltado ao iPhone, tem cerca de 100 mil visualizações.

Fetiche pela tecnologia atrai criminoso (Foto: Agência Brasil)

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

Polícia Militar encontra três corpos em comunidade no Guarujá

Os cadáveres foram encontrados a partir de uma denúncia anônima feita a corporação

Cotidiano

Anchieta e Imigrantes têm lentidão para quem vai subir ou descer; veja trechos

O tempo está encoberto com chuva em pontos isolados, neblina no topo de serra e Interligação, onde a visibilidade é parcial

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter