X

Polícia

Coronavírus: Delegacia Eletrônica vai ampliar possibilidades de registros de crimes

A partir desta quarta-feira (25), será possível notificar pela web roubo ou furto a residência, ameaça, estelionato, entre outros

Gilmar Alves Jr.

Publicado em 24/03/2020 às 16:45

Atualizado em 24/03/2020 às 17:00

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Para evitar que as pessoas precisem se deslocar até delegacias da Polícia Civil em meio à pandemia do novo coronavírus, o Governo de São Paulo ampliou as possibilidades de registros de crimes na Delegacia Eletrônica (www.delegaciaeletronica.policiacivil.sp.gov.br). Os novos serviços estarão disponíveis nesta quarta-feira (25), conforme anunciou o governador João Doria (PSDB), nesta terça-feira (24), em entrevista coletiva no Palácio dos Bandeirantes. 

A partir de amanhã, será possível notificar pela internet roubo ou furto a residência, roubo ou furto a estabelecimento comercial, ameaça, estelionato e crimes contra o consumidor, entre outros. 

“O sistema da Polícia Civil do Estado de São Paulo registrará pela internet a quase totalidade das ocorrências policiais. A única exceção são ocorrências que dependem de coleta imediata de provas, como homicídios, latrocínios, estupros e violência doméstica”, disse Doria.

As delegacias territoriais, segundo a gestão Doria, seguem funcionando normalmente, mas, em razão da disseminação da Covid-19, a Polícia Civil recomenda a utilização do modelo eletrônico para evitar aglomerações nos DPs e, assim, reduzir os riscos de contágio. "A ampliação da Delegacia Eletrônica estava prevista para o segundo semestre, mas foi antecipada por causa da doença", informou o governo. 

Na avaliação do diretor da Polícia Civil na Baixada Santista e Vale do Ribeira, Manoel Gatto Neto, o cidadão será o maior beneficiado com a ampliação, já que poderá registrar o fato de imediato, de qualquer lugar, sem ter que aguardar eventual fila. "O procedimento de registro é muito simples e a subnotificação de crimes irá diminuir. Neste momento de pandemia, funcionará como medida preventiva, evitando a exposição do cidadão e dos policiais ao vírus", afirmou ao Diário do Litoral. 

Gatto Neto ressalta que o registro de ocorrências pela Internet, no Estado de SP, já é bastante difundido, sendo que milhares de ocorrências são assim registradas com sucesso. 

A partir do registro feito pelo cidadão no portal, as ocorrências são avaliadas pela Central Eletrônica de Polícia Judiciária da área do fato. "O delegado responsável, assim que receber a notificação, fará o enquadramento da natureza do crime e adotará as medidas cabíveis, como entrar em contato com a vítima e providenciar as diligências e perícias necessárias. A vítima também vai receber mensagem por e-mail com as devidas requisições de perícia médico-legal, juntamente com uma cópia do Boletim de Ocorrência finalizado", informa o governo Doria. 

A Delegacia Eletrônica pode ser acessada a partir de computadores, smartphones ou tablets.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

Baixada Santista confirma sétima morte por dengue

A vítima é uma mulher de 49 anos, que morreu no último dia 3

Santos

Pacientes com câncer estão tendo cirurgias suspensas em Santos

Denúncia foi feita pela vereadora Audrey Kleys (Novo) durante a 22ª Sessão Ordinária da Câmara de Santos nesta terça-feira (23)

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter