X

Polícia

Com banco de vídeos, 3º DP de Santos avança no combate a furtos e roubos

Pioneira na Baixada Santista, a iniciativa concentra imagens de criminosos em ação e possibilita maior elucidação de crimes

Gilmar Alves Jr.

Publicado em 06/09/2019 às 17:42

Atualizado em 19/04/2021 às 13:47

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Com o sistema, implementado no início de agosto, policiais trabalham para aumentar esclarecimentos de casos / Nair Bueno/Diário do Litoral

Um sistema pioneiro na Baixada Santista para arquivo de vídeos de criminosos foi criado pelo 3º Distrito Policial de Santos (Ponta da Praia) e já permitiu avanços para esclarecimentos de furtos e roubos. Por meio da iniciativa, os policiais do distrito indiciaram três ladrões em agosto, primeiro mês da implantação, e esclareceram um total de oito crimes, sendo sete furtos e um roubo. Os delitos ocorreram nos bairros Aparecida, Macuco e Embaré.

Implementado pelo investigador-chefe do 3º DP, Adriano Jorge de Mattos, e pela delegada titular, Edna Pacheco Fernandes Garcia, o sistema já reúne mais de 80 vídeos. Os arquivos são captados com vítimas, testemunhas e também são obtidos por policiais em redes sociais.

Fisionomias dos criminosos, modos de atuação e endereços dos delitos são analisados para a catalogação dos arquivos, que são armazenados em um único local para acesso de todos os integrantes da repartição policial.

Os clássicos arquivos de fotografias de criminosos seguem sendo utilizados para a elucidação de delitos, mas o sistema se adapta aos novos tempos, em que o número de câmeras de monitoramento públicas e particulares só aumenta nas cidades.

"O arquivo de vídeo é uma realidade. Principalmente com disseminação pelo WhasApp. Quase todos os prédios têm sistema de monitoramento, a cidade tem", afirma Adriano de Mattos.

"Quando você chega na autoria de um envolvido, procura outros vídeos. Se tem uma semelhança física, você vai comparando e acaba esclarecendo outros", relata o investigador-chefe.

Com a implementação do sistema, vítimas e testemunhas que comparecem ao distrito podem transmitir as imagens diretamente de seus celulares, por exemplo, sem a necessidade de pendrives ou CDs.

A captação imediata otimiza o trabalho da polícia, porque há casos em que vítimas e testemunhas não tem facilidade para transmitir arquivos por meio de pendrives ou CDs, por exemplo.

"Tudo (no combate ao crime) vai evoluir com banco de dados. É que nem a nossa pesquisa por impressão digital (no Estado). Ela está cada vez melhorando porque tem um banco digital", afirma Mattos.

Biometria visual

De acordo com o investigador Orlando Rollo, um dos integrantes do 3º DP, as análises de videomonitoramento permitem uma "biometria visual corpórea" dos criminosos, o que pode ser fundamental para condenações judiciais.

Ele cita como exemplo a investigação do latrocínio (roubo seguido de morte) do agente penitenciário Rodrigo Godinho Carvalho na Orla da Aparecida, em Santos, em 2012. Rollo percorreu dezenas de imóveis para obter imagens de monitoramento e apontar no inquérito a "biometria visual" do acusado, que foi condenado em 2013 a 23 anos e quatro meses de prisão.

"O Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) elogiou a biometria visual corpórea", afirma o investigador.

Estatísticas

De janeiro a julho de 2019, na área de circunscrição do 3º DP, que abrange Ponta da Praia, Aparecida, Embaré, Macuco e Estuário, houve queda de roubos (-19%) e furtos (-5,4%) na comparação com o mesmo período do ano passado, segundo dados da Secretaria da Segurança Pública (SSP). Foram 225 roubos nos primeiros sete meses de 2019, ante 278 em igual período de 2018. Os furtos somaram 575 casos, ante 608.

 

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Santos

Hospital Pediátrico da Zona Noroeste deve finalmente sair do papel

O hospital terá a área térrea e mais cinco pavimentos. No imóvel em que ele será construído ainda será erguida uma escola e uma quadra poliesportiva

Cotidiano

Fila de espera na balsa chega a 30 minutos na travessia Guarujá e Santos

Ambos os sentidos tem esse tempo estimado

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter