Polícia
As duas cidades conversaram com a reportagem e apontaram as ações que mais contribuíram para os bons resultados
Somente São Vicente, Praia Grande e Mongaguá registraram aumento nos índices / Divulgação/Policia Civil de SP
Continua depois da publicidade
Seis cidades da Baixada Santista conseguiram baixar os seus números de roubos (outros e de veículos) e Furtos (outros e de veículos), enquanto outras três tiveram os seus números aumentados. Os dados são do Sistema Estadual de Coleta de Estatística Criminal do Estado de São Paulo, da Secretaria de Segurança Pública.
Os números apresentados fazem referência ao primeiro semestre de 2025 e comparados ao mesmo período do ano anterior. Levam em consideração quatro indicadores: Roubos de Veículos, Roubos Outros, Furtos de Veículos e Furtos outros, ou seja, crimes contra o patrimônio e também contra a pessoa, aqueles que, em muitos casos, são praticados com violência ou grave ameaça.
Continua depois da publicidade
As cidades da região possuem, ainda uma lista com as cidades com os maiores números de casos de roubos e furtos de motos e carros e também de celular.
Peruíbe, Bertioga, Guarujá, Cubatão, Santos e Itanhaém tiveram os seus números reduzidos nesses tipos de delitos, enquanto São Vicente, Praia Grande e Mongaguá obtiveram resultados contrários. Confira no infográfico abaixo:
Continua depois da publicidade
Destaques na região, Bertioga e Peruíbe obtiveram os números positivos mais expressivos na Baixada Santista. Em nota, as cidades apontam as ações que mais contribuíram para os bons resultados, enquanto os secretários do setor de segurança falam dos desafios que ainda precisam ser enfrentados.
A Prefeitura de Peruíbe atribui a redução dos números a um trabalho integrado e constante entre todas as forças de segurança que atuam na cidade e destaca a parceria com a Polícia Militar e a atuação eficiente da Guarda Civil Municipal, Agentes de Trânsito, do GROT (Grupo de Regularização e Ordenamento Territorial) e equipe de Fiscalização de Posturas, que, segundo a nota, fortalecem o trabalho preventivo e contribuem para reduzir oportunidades para o crime.
Entre outros destaques citados, o uso de tecnologia e inteligência no monitoramento por câmeras e análise de dados para orientar ações de segurança, além da aproximação com a comunidade por meio do CONSEG (Conselho Comunitário de Segurança), fortalece o diálogo e incentiva denúncias.
Continua depois da publicidade
“Esse resultado é reflexo de um planejamento estratégico que combina presença ostensiva, ações preventivas e o uso inteligente dos recursos, sempre priorizando áreas e horários de maior incidência criminal, além de manter uma integração próxima com a população por meio de canais de denúncia e ações comunitárias.”
O Secretário de Segurança Pública, Cristhian Rodrigues, falou que entre as novas ações planejadas para tentar diminuir ainda mais os números estão a ampliação do monitoramento por câmeras (com reconhecimento facial e leitura automática de placas), aquisição de novas viaturas, convocação de novos GCMs do concurso vigente, reforço de treinamentos para todas as equipes da Secretaria e expansão das operações conjuntas.
“Hoje, o que mais nos incomoda é a necessidade de reduzir ainda mais crimes relacionados a furtos e receptação, enfrentar de forma mais rigorosa a perturbação do sossego — que gera sensação de insegurança — e lidar com os desafios da alta temporada, quando há um aumento significativo de pessoas circulando pela cidade”, disse ele.
Continua depois da publicidade
A Prefeitura de Bertioga acredita que ações como o fortalecimento da Guarda Civil Municipal, e a posse de 100 novos agentes em 2024, contribuíram para melhorar os números da cidade, pois além de ampliar o efetivo, permitiu intensificar as rondas preventivas, a presença em pontos estratégicos e a integração com as demais forças de segurança na cidade.
“O aumento da vigilância, somado ao uso de tecnologia, inibiu a criminalidade. Entre as principais ações, destacamos a ampliação de 130% do efetivo, a reestruturação dos turnos para garantir cobertura 24 horas nos bairros, a expansão do videomonitoramento integrado ao Centro Operacional de Imagens de Bertioga (Coibe), e operações conjuntas com a Polícia Militar. Também fortalecemos o patrulhamento comunitário, que aproxima a GCM dos moradores e melhora a resposta às ocorrências.”
Quanto aos desafios que a cidade ainda enfrenta, a Secretária de Segurança e Mobilidade, Thalita M. Walperes Ramos, disse que um os maiores desafios é combater furtos em áreas comerciais e coibir pequenos delitos que afetam diretamente o dia a dia da população. Ela acredita que com planejamento e presença constante, a Secretaria de Segurança e Mobilidade de Bertioga vai reduzir ainda mais esse índice.
Continua depois da publicidade
“Nosso objetivo é avançar ainda mais na prevenção, e com novas tecnologias. Neste momento, temos a Muralha Digital em fase de implantação, além de capacitações para o efetivo. Desejamos também ampliar a rede de câmeras para cobertura maciça da cidade. A GCM está a disposição 24 horas através do telefone 153.”
A cidade de Bertioga tem uma lista com os bairros com os bairros com mais casos de roubos de veículos.