X

Polícia

Após saída temporária de final de ano, 211 presos não retornam na Baixada Santista

Os que não voltaram paras as unidades prisionais representam um percentual de 6,53%.

Gilmar Alves Jr.

Publicado em 20/01/2020 às 08:05

Atualizado em 28/01/2020 às 13:35

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

No Centro de Progressão Penitenciária (CPP) de Mongaguá, 6,56% dos presos não retornaram. / DIVULGAÇÃO/TJ-SP

Após a saída temporária de Natal e Ano Novo, 211 presos do regime semiaberto na Baixada Santista não retornaram para as unidades prisionais em 6 de janeiro. Dos 3.231 que saíram, voltaram 3.020, o que representa 93,47%, segundo dados da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP).

O percentual de retorno na Baixada Santista é menor do que o da média do Estado, com 95,46%. Dos 32.754 presos que deixaram as unidades prisionais em todo o Estado, retornaram 31.266. Houve um caso de óbito durante a saída temporária.

A SAP frisa que quanto o preso não retorna para a unidade prisional após a saída temporária é considerado foragido e perde automaticamente o benefício do regime semiaberto.

No Centro de Progressão Penitenciária (CPP) de Mongaguá, dos 2.637 que saíram temporariamente, 2.464 voltaram (93,44%). Na Penitenciária I de São Vicente, dos 296 que tiveram o benefício, retornaram 281 (94,93%). Já na Penitenciária II de São Vicente, dos 298 que saíram, 275 voltaram (92,98%).

A saída temporária é para presos do semiaberto que apresentam bom comportamento e a autorização é concedida por ato normativo do juiz de execução, após ser ouvido o representante do Ministério Público (MP).

É um requisito necessário o cumprimento mínimo de um sexto da pena, se o condenado por primário, e um quarto, se reincidente.

RECAPTURA

Um preso de 34 anos, que não retornou para a Penitenciária II de São Vicente após a saída temporária, foi recapturado pela Polícia Militar na madrugada do último dia 8, na Rua João Pessoa, no Centro de Santos, conforme apurou o Diário do Litoral. Ele caminhava ao lado de um acusado de roubo, que portava uma faca.

Os PMs faziam patrulhamento de rotina pela rua quando se depararam com os dois homens em atitudes suspeitas.

O homem que portava a faca tentou dispensá-la antes da abordagem. Ele admitiu que havia roubado um senhor e disse que deixava os objetos que subtraía em um terreno baldio na Avenida Engenheiro Antônio Alves Freire, no Valongo.

Os policiais para lá se deslocaram e recuperaram peças de roupa, cartões bancários e outros objetos da vítima, que tem 60 anos.

O flagrante de roubo e a captura do procurado foram registrados na Central de Polícia Judiciária (CPJ).

PRESOS QUE NÃO RETORNARAM 

CENTRO DE PROGRESSÃO PENITENCIÁRIA DE MONGAGUÁ - 173
PENITENCIÁRIA I DE SÃO VICENTE - 15
PENITENCIÁRIA II DE SÃO VICENTE - 23
EM TODO O ESTADO - 1.488

FONTE: SECRETARIA DA ADMINISTRAÇÃO PENITENCIÁRIA

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Guarujá

Procurando emprego? PAT de Guarujá oferta 52 vagas nesta quinta (25)

Os pré-requisitos são imprescindíveis e os documentos indispensáveis

Santos

Casa das Culturas de Santos recebe exposição e oficina até domingo (28)

Ação começa nesta quinta-feira (25), com a exposição 'Vicente de Carvalho, Além-Mar'

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter