Governo SP

Alpnista morre ao sofrer queda no Morro do Pão de Açúcar, no Rio

Acidente aconteceu na tarde deste domingo (2). Ele estava acompanhado de outra alpinista que sofreu apenas ferimentos leves.

Comentar
Compartilhar
02 DEZ 201222h21

Um alpinista morreu após sofrer uma queda durante uma escalada no Morro do Pão de Açúcar, na Urca, na Zona Sul do Rio de Janeiro, na tarde de domingo. Um helicóptero dos bombeiros foi acionado, por volta das 15h30, para resgatar o rapaz e outra jovem alpinista que o acompanhava.

Segundo o Corpo de Bombeiros, a mulher resgatada foi identificada como Andreia Pereira, de 40 anos. Ela foi levada para o Hospital Miguel Couto, no Leblon, na Zona Sul. A Secretaria Municipal de Saúde informou que ela sofreu pequenas escoriações e o estado dela é estável.

Já o alpinista morto não teve o nome divulgado pelo Corpo de Bombeiros. Ele foi levado para o Hospital Rocha Maia, em Botafogo, na Zona Sul, e morreu no local.

Cerca de 10 bombeiros atuaram no resgate, que levou cerca de uma hora, já que o local era de difícil acesso. Por volta das 16h30, o alpinista foi levado para o campo do Exército, na Urca, e em seguida para o hospital.

Na avaliação do alpinista Dino Camargo, que tem 20 anos de experiência em escalada, o mais provável é que os alpinistas tenham utilizado a Via Ferrata, uma das 30 vias do Morro do Pão de Açúcar. "Eu já vi muitos acidentes nessa via. Tem muita gente sem experiência que se aventura. Nao sei se foi esse o caso", disse Dino que já escalou 30 vezes o Pão de Açúcar.

Colunas

Contraponto