Agentes K-9 da GCM de São Vicente iniciam treinamento

Bolt, Zaion e Loki integram o canil da Guarda Civil Municipal desde 2 de junho deste ano

Comentar
Compartilhar
21 SET 2021Por Da Reportagem21h24
São três cães da raça pastor belga de malinois com quase seis meses de vidaSão três cães da raça pastor belga de malinois com quase seis meses de vidaFoto: DIVULGAÇÃO/PMSV

Os nomes foram escolhidos por voto popular nas redes sociais da Prefeitura Municipal de São Vicente em junho deste ano. Agora, os cães Zaion, Loki e Bolt, que chegaram ao canil da Guarda Civil Municipal em 2 de junho, começam a receber os primeiros treinamentos.

Na manhã desta terça-feira (21), o prefeito Kayo Amado e a vice-prefeita, Sandra Conti, foram até ao canil para ver como funciona o processo de treinamento dos cães, que logo passarão a integrar a equipe de segurança do município.

De acordo com o chefe de instrução da Guarda Civil, GCM Vandilson, quando os cães ingressam na corporação, é realizado um teste para saber quais deles têm temperamento apropriado para o trabalho. “Posteriormente, já um pouquinho maiores, inicia-se o treinamento de comandos básicos, como sentar, deitar, caminhar junto, ficar parado”.

Loki foi o que mais se destacou entre os três, pois, segundo o chefe de instrução, ele tem aptidão para trabalhar com o faro. Na demonstração ao Prefeito, Loki encontrou o objeto escondido, comprovando seu potencial para o trabalho.

Após o período de treinamento básico, eles passarão para uma fase de treinamento mais específico, de mordida e abordagem.

Além da demonstração das habilidades dos “caçulas”, a equipe de instrutores dos cães, fez uma demonstração de agilidade, mordedura e habilidade com os cães adultos Agatha, da raça pastor alemão e Anúbis, pastor alemão também integrante da equipe do canil.

Atualmente a GCM de São Vicente conta com um efetivo de oito cães trabalhando no patrulhamento diário na Cidade.