X

Polícia

Agentes da Fundação Casa decidem fazer greve

O governo do Estado conseguiu uma liminar na Justiça que determina a presença de 70% dos funcionários em seus postos de trabalho, para não comprometer o serviço

Publicado em 10/04/2014 às 11:23

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Os servidores que trabalham na Fundação Casa (ex-Febem) decidiram entrar em greve a partir da 0h desta quinta-feira, 10. Os agentes pretendem ficar na porta das unidades do Estado, impedindo a entrada de colegas. O governo do Estado conseguiu uma liminar na Justiça que determina a presença de 70% dos funcionários em seus postos de trabalho, para não comprometer o serviço.

A greve ocorre em meio a denúncias de superlotação e falta de estrutura por parte dos agentes, acusações de tortura de internos vindas de advogados defensores dos direitos humanos e três tentativas de fuga de internos seguidas de rebeliões nos últimos 20 dias. Em uma dessas tentativas, dois adolescentes deixados aos cuidados da Fundação e que fugiram foram encontrados mortos.

O governo havia proposto reajuste salarial baseado no Índice de Preços ao Consumidor (IPC), o que dava aumento de 3,97% ao salário, mais um adicional de 2,2% aos vencimentos. A proposta foi rejeitada.

Os agentes pretendem ficar na porta das unidades do Estado, impedindo a entrada de colega (Foto: Agência Brasil)

Entre os agentes, ontem, circulavam documentos apresentados como "provas" da superlotação do sistema. Em um deles, uma diretora da Fundação classificava as unidades menores, chamadas T40, como "frágeis" por não ter condições de abrigar internos com perfis de fuga ou reincidentes. A assessoria da Fundação confirmou a existência da recomendação aos diretores de evitar o envio desses menores para as unidades T40.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

Caminhão perde controle e trava Rodovia Anchieta

Após a retirada do caminhão, o tráfego voltou a sua normalidade

Coluna

Itanhaém prevê expansão econômica e outros assuntos

Congelamento da tarifa dos ônibus chegou ao público um pouco antes da hora

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter