X

Polícia

Acusado de chefiar tráfico nos morros Nova Cintra e São Bento, ‘Japa’ é preso

O homem foi localizado por policiais civis dentro de um Meriva em que ele circulava como passageiro pelos morros

Gilmar Alves Jr.

Publicado em 17/10/2019 às 17:14

Atualizado em 17/10/2019 às 20:02

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Japa foi preso por policiais da DIG de Santos na Avenida Santista, no Morro da Nova Cintra / Divulgação/Polícia Civil

Apontado pela Polícia Civil como chefe do tráfico de drogas nos morros Nova Cintra e São Bento, José Raphael da Silva Vale, o Japa, de 27 anos, foi preso na tarde desta quarta-feira (16) por integrantes da Delegacia de Investigações Gerais (DIG) de Santos.

Japa foi localizado às 16h, na Avenida Santista, no Nova Cintra, dentro de um Meriva em que ele circulava como passageiro para comandar o tráfico nos morros, segundo a polícia. O condutor do carro, de 38 anos, é um motorista de aplicativo, que foi relacionado como testemunha, mas seguirá sendo investigado.

Japa trazia na cintura um rádio comunicador acoplado a um fone de ouvido.

“Ao retirar o fone do aparelho, os policiais viram que o rádio estava em uma frequência utilizada pelos criminosos do morro vinculados ao tráfico de drogas, que diziam naquele momento, inclusive, que os policiais tinham pego Japa”, escreveu o delegado Luiz Ricardo de Lara Dias Júnior, titular da DIG, ao registrar a captura.

Japa trazia na cintura um rádio comunicador acoplado por um fone de ouvido (Foto: Divulgação/Polícia Civil)

O acusado de chefiar o tráfico portava documentos falsos para tentar ocultar sua condição de procurado pela Justiça, conforme os investigadores. Ele tem duas condenações por tráfico de drogas, cujas penas somadas são de 10 anos e nove meses de prisão.

Para chegar ao paradeiro de Japa, a equipe de Lara e do investigador-chefe da DIG, Paulo Carvalhal, realizou diversas diligências de campo até descobrir que o procurado estava circulando a bordo de um Meriva prata.

Na diligência que resultou na captura, os investigadores ainda apreenderam três celulares, que serão submetidos a exames periciais para acesso aos conteúdos dos aparelhos.

Lara autuou Japa em flagrante pelos crimes de uso de documento falso e associação ao tráfico. Após o registro do caso na DIG, o homem foi recolhido para a cadeia anexa ao 5º Distrito Policial de Santos (Bom Retiro).

Até a tarde desta quinta-feira (17), nenhum advogado procurou a DIG para a defesa do acusado.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

Criminoso joga jovem no chão em tentativa de roubo em Guarujá; ASSISTA

Imagens de câmeras de segurança flagraram o momento.

Santos

Passagem de ônibus não terá aumento em Santos, anuncia prefeito

O preço, portanto, permanecerá em R$ 5,25, valor que vigora desde fevereiro do ano passado

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter