X

Peruíbe

Tartaruga caretta caretta é encontrada morta em Peruíbe

Encontro do réptil foi durante ação da Ong Ecomov, na Praia do Costão, no último domingo (08)

Da Reportagem

Publicado em 12/09/2019 às 12:05

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

A hipótese é a de que o animal tenha sido devorado vivo / Divulgação

Por mais que a equipe da Organização Não Governamental Ecomov – Ecologia em Movimento esteja acostumada a encontrar lixos e animais marinhos mortos por conta da falta de conscientização das pessoas em insistirem descartar resíduos nos mares, é chocante se deparar com algum animal doente ou morto nas praias da região.

Foi o caso de uma tartaruga da espécie cabeçuda ou caretta caretta, que, segundo o presidente da Ecomov, Rodrigo Brandão Azambuja, durante ação no último domingo (08), na praia do Costão, em Peruíbe, foi achada morta, presa às pedras. "Os urubus estavam em cima e os afastamos, pois a cena era muito chocante e o cheiro forte também. Ela deve ter chegado naquele local após a ressaca e, provavelmente se prendeu nas pedras e acabou morrendo ali mesmo, sem monitoria, sem atendimento".

A suspeita, segundo Azambuja, é de que o réptil tenha sido devorado ainda vivo. "Havia fezes de urubus nas pedras e isso pode indicar que a tartaruga tenha sido devorada enquanto estava presa as pedras".

De acordo com o presidente da Ecomov essa cena tende a se repetir enquanto houver falta de atenção com a limpeza e monitoria no local, pois os animais marinhos acabam tendo contato com microplásticos, que são um dos principais poluentes dos oceanos.

Esse caso não é um fato isolado. Azambuja conta que no último dia 21 de agosto duas tartarugas verdes (Chelonia mydas) foram resgatadas na praia do Costão, após Rodrigo solicitar apoio aos guarda-vidas e eles entraram em contato com uma Instituição para retirar os restos do animal das pedras.

No mesmo dia em que a tartaruga da espécie Caretta Caretta ou cabeçuda, como também é conhecida, foi encontrada, a equipe de voluntários da Ecomov recolheu mais de 350 quilos de lixo.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

Princípio de incêndio atinge borracharia em Santos e imagens impressionam; Veja vídeo

O incidente ocorreu na Avenida Visconde de São Leopoldo, bairro Valongo, por volta de 7h45

Polícia

Homem bate em companheira grávida e é preso em Bertioga

A denúncia foi feita pela mãe da vítima, que tem 18 anos.

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter