Revitalização do calçadão está com 70% das obras concluídas, na orla da praia no Ruínas / Nair Bueno/DL
Continua depois da publicidade
Oferecer um local de lazer mais agradável e com mais segurança aos moradores e turistas que frequentam a orla da praia no bairro Ruínas, em Peruíbe. Essa é a intenção da prefeitura da Cidade ao realizar as obras de reurbanização no calçadão da orla no bairro.
Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.
Continua depois da publicidade
A Administração Municipal está realizando diversas obras de revitalização na orla da praia, na avenida Mário Covas Júnior, no bairro Ruínas. A obra, que foi iniciada em junho do ano passado, tem previsão de ser concluída em janeiro de 2024.
A reurbanização está sendo realizada por meio de um convênio feito entre a prefeitura e o Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias (Dade).
Continua depois da publicidade
O valor do repasse do Dade é de R$ 4.241.408,21 e mais R$ 2.075.645.91 com a contrapartida da prefeitura, conforme a licitação.
O fiscal responsável pela obra, Jomar Apolinário, da Secretaria Municipal de Obras, explica que estão previstos a construção de um mirante de madeira, oito pergolados com bancos, uma quadra esportiva e um playground.
No trecho da orla está sendo recuperado a pavimentação sextavada, em uma área de 13 mil metros quadrados e um trecho de pavimentação asfáltica de 1.452,14 metros quadrados.
Continua depois da publicidade
O passeio e a ciclovia também estão sendo reconstruídos, com uma área total de 1.142 metros no calçadão.
Haverá ainda uma nova iluminação pública com 83 postes de 7 metros de altura para a iluminação da ciclovia, além de mais 55 postes para a iluminação da orla na praia.
A revitalização também contempla mais oito trechos de drenagem para o escoamento de águas pluviais. Além da implantação de duas unidades de boca de lobo simples e 20 unidades de boca de lobo duplas.
Continua depois da publicidade
Segundo Apolinário, a obra contará ainda com um sistema de contenção de maré feito por meio de um enrocamento de pedra, em um trecho de 1.200 metros.
Também está prevista a instalação de duas escadas e rampas para o acesso à praia, feitas em madeira.
O fiscal de obras Jomar Apolinário afirma que a obra já está com 70% de sua execução concluída. E somente no final da obra de revitalização do calçadão é que serão instalados os acessos e o mobiliário urbano no local.
Continua depois da publicidade