Peruíbe

Professor da rede pública se apresenta em Roraima com projeto de cantigas de roda

O educador de Peruíbe leva música, cultura e ludicidade a escolas pelo Brasil

Márcio Ribeiro, de Peruíbe para o Diário

Publicado em 21/05/2025 às 16:11

Atualizado em 21/05/2025 às 16:11

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

O Projeto Cantigas de Roda começou em 1995, possui 3 álbuns gravados com mais de 50 canções / Márcio Ribeiro/DL

Continua depois da publicidade

O professor da rede estadual de ensino de São Paulo, Pedro Pierre, apresentou em Roraima o seu projeto paralelo chamado “Cantigas de Roda”, trabalho esse que tem mais de 30 anos de estrada e que já passou por vários estados brasileiros. Além de músico, ele é professor de Artes e leciona nas escolas públicas de Peruíbe.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

No estado da Região Norte do país, ele esteve na Escola Estadual Antônio Ferreira de Souza, no bairro Jardim Floresta, na capital, onde alunos e professores prestigiaram e participaram das canções. Por lá, ele disse que o seu projeto é uma mistura de educação, identidade, pertencimento e que o propósito vai muito além da música: 

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Cantiga 'O Sapo Não Lava o Pé' é desvendada pela ciência; Butantan explica

• Saiba quem foi José Gonçalves, professor que dará nome ao Aeroporto de Guarujá

• Professor universitário 'aposenta' o giz e abre site de culinária; conheça

“Trazer este projeto para Boa Vista é importante para mim como pessoa e profissional, pois acaba sendo uma válvula de escape emocional para todos os envolvidos. É gratificante saber que, mesmo com as mudanças tecnológicas e de aprendizagem, as crianças ainda se interessam por atividades lúdicas e artísticas, por isso a ideia de levar às cantigas até elas”, enfatizou.

A diretora da instituição de ensino, Asleide Nunes, em entrevista à Folha de Boa Vista, destacou a importância da ação nos ambientes educacionais, principalmente se inseridos na questão cultural, preservando os hábitos infantis na escola.

Continua depois da publicidade

“A importância de se resgatar a cantiga de roda numa instituição escolar é de suma importância, uma vez que hoje nós vimos que os nossos alunos estão muito voltados para a tecnologia. Isso é importante no nosso país, Estado e dentro da escola, é assim que vem esse resgate”, disse a gestora.

Projeto “Cantigas de Roda”

O Projeto Cantigas de Roda começou em 1995, possui 3 álbuns gravados com mais de 50 canções somadas e um manual das coreografias das músicas, sendo a maioria de domínio público. Tudo isso disponível no site oficial.

“A ideia central que sustenta a viabilidade do Projeto Cantigas de Roda é que, depois de uma pesquisa sistemática sobre cantigas e brincadeiras de roda dentro do folclore brasileiro, e do desafio de encontrar novas formas de despertar nas crianças o interesse pelo estudo em geral, verificou-se a necessidade de um novo método de ensino que resgatasse essas canções, e que ao mesmo tempo chegasse para as crianças de forma simples e atraente”, disse Pedro.

Continua depois da publicidade

Sobre o autor

Pedro Lima Pierre é formado em Arte com habilitação em música pela Universidade Estadual de Minas Gerais e Pedagogia pela UNICSUL. Ele atua de forma voluntária e não recebe nada das escolas onde se apresenta com o seu projeto. Atualmente, ministra cursos para educadores e faz apresentações musicais em todo território brasileiro.

Mais informações no site cantigasderoda.com.br e contato pelo telefone (13) 99750-2003.

Mais Sugestões

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software