Peruíbe venceu o Prêmio Top Destinos Turísticos 2025 na categoria Turismo de Pesca / Divulgação
Continua depois da publicidade
Com cerca de 70 mil habitantes, Peruíbe é uma cidade que se destaca na região do litoral por seus 32 quilômetros de belas praias e por suas belezas naturais preservadas e cachoeiras, em meio à Mata Atlântica.
A cidade atrai inúmeros turistas e moradores, localizada no litoral sul de São Paulo.
Continua depois da publicidade
Conhecida como o Portal da Juréia, Peruíbe se localiza entre o mar e o Parque Estadual da Serra do Mar. Uma das áreas de proteção ambiental é a Estação Ecológica Jureia-Itatins, importante santuário ecológico do Brasil.
Ao sul, as belezas naturais também são destaque, como a praia do Costão e sua famosa ducha natural.
Continua depois da publicidade
A Prainha, que fica entre o Costão e a serra do Guaraú, tem suas águas claras e cristalinas e possui 345 metros de extensão. E conta ainda com um Castelinho medieval que fica no alto, em meio à mata.
A praia do Guaraú é uma das mais visitadas por turistas e moradores na temporada de verão.
A partir do Guaraú, a cidade apresenta praias mais desertas e preservadas. Uma delas é a praia do Arpoador, que já faz parte da Estação Ecológica Juréia-Itatins, e é ideal para relaxar em meio à natureza.
Continua depois da publicidade
Outra praia é a do Caramborê, também cercada por costões rochosos e de areia clara.
Além da praia de Barra do Una, um dos locais mais belos, onde o rio se encontra com o mar, oferecendo águas tranquilas e ótima para relaxar.
Uma das atrações é a cachoeira do Paraíso, localizada no Parque Estadual Itinguçu, na Estação Ecológica Jureia-Itatins. O acesso é feito pela estrada Guaraú-Una. Fica a uma distância de cerca de 25 quilômetros do centro de Peruíbe.
Continua depois da publicidade
A visitação é controlada pela Fundação Florestal, órgão da Secretaria de Meio Ambiente do Estado de São Paulo. O limite é de até 270 pessoas, por dia, para visitantes e atividades de educação ambiental.
A subida até o poço principal é feita por uma trilha de 250 metros e a queda d´água é de aproximadamente seis metros de altura.
Há ainda as corredeiras do Perequê, com suas piscinas naturais. O acesso também é feito pela estrada Guaraú-Una.
Continua depois da publicidade
Outra atração de beleza natural é a Passarela do Balça, localizada no bairro Guaraú, com acesso pela avenida do Telégrafo. Trata-se de uma passarela de madeira, com cerca de 70 metros, sobre o mangue do rio Guaraú. De lá pode se avistar os caranguejos na área de manguezal, a restinga e a foz do rio Guaraú. Após a passarela caminha-se pela areia por cerca de 300 metros até chegar à praia.
O Boulevard do Guaraú, no mesmo bairro, também oferece boa estrutura com bancos e área de lazer. No local podem ser feitos passeios de barco para conhecer o rio Guaraú e suas belezas naturais.
Os passeios de barco também levam os visitantes até a Ilha do Guaraú e para algumas praias mais desertas, como as do Arpoador e do Caramborê.
Continua depois da publicidade
O Portinho de Pesca é mais um ponto turístico. De lá saem os barcos de pesca no rio Preto, que desagua no mar. E no mesmo ponto está o Mercado de peixes, um local ideal para se comprar os peixes e frutos do mar mais frescos. O acesso é pela avenida Mário Covas, no sentido da estrada do Guaraú.
As Ruínas do Abarebebê formam um dos patrimônios históricos mais ricos da arquitetura nacional. No local estão as bases de uma igreja, uma das primeiras do Brasil, erguida no século XVI, para catequizar os indígenas. Nas imediações foi instalado o segundo colégio de meninos do Brasil e formou-se o aldeamento de São João Batista.
Para visitar é preciso fazer o agendamento antecipado na Secretaria Municipal de Turismo.
Continua depois da publicidade
A Terra Indígena Piaçaguera também merece ser visitada em Peruíbe. São cerca de 300 indígenas tupi-guarani que vivem em 11 aldeias.
As aldeias trabalham com o Turismo de Base Comunitária. Os indígenas recebem os visitantes, contam a sua história, como vivem e sobre a cultura tupi-guarani. Grupos podem conhecer as trilhas ecológicas na mata. Fica na divisa entre os municípios de Peruíbe e Itanhaém.