X

Peruíbe

Peruíbe registra primeiro caso no litoral de variação da Covid-19

A confirmação veio após um pesquisador do Laboratório de Virologia de Medicina Tropical da USP (IMT-FMUSP) ter efetuado exame

Da Reportagem

Publicado em 17/02/2021 às 09:15

Atualizado em 17/02/2021 às 13:53

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Segundo a secretaria estadual de saúde, a confirmação das novas variantes tem ocorrido por meio de sequenciamento genético / Leopoldo Silva/Agência Senado

A Baixada Santista registrou nesta terça-feira (16) o seu primeiro caso de pessoa infectada com uma variação da Covid-19. O paciente em questão se trata de um morador de Peruíbe que se tornou o primeiro caso da cepa britânica no litoral paulista.

A confirmação veio após um pesquisador do Laboratório de Virologia de Medicina Tropical da USP (IMT-FMUSP) ter efetuado exame. Até o momento, sete casos da variação britânica já foram confirmados no Estado de São Paulo, enquanto a variante de Manaus já infectou 25 pessoas.

De acordo com as autoridades sanitárias de todo o País, as variantes são preocupantes porque há a possibilidade de trazerem alterações na transmissibilidade, na letalidade e ainda ocasionarem reinfecções. Todos esses fatores estão sendo estudados e analisados em todo o mundo para verificar as reais complicações.

Segundo a secretaria estadual de saúde, a confirmação das novas variantes tem ocorrido por meio de sequenciamento genético, além de investigação epidemiológica dos casos, como relatos sobre histórico de viagens e contatos com moradores dessas regiões onde as variantes foram observadas primeiramente. Ainda segundo a secretaria, não há confirmação científica de que essas variantes são mais transmissíveis ou que provoquem quadros mais graves. Também não há comprovação sobre ineficácia das vacinas contra as variantes.

A secretaria reforça que para combater o novo coronavírus e suas variantes é necessário que a população continue usando máscara, higienizando as mãos, mantendo distanciamento social e tomando a vacina.

Com informações da Agência Brasil

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Coluna

Professores de Santos lutam por reajuste salarial e outros assuntos

Comissão da Câmara dos Deputados aprova projeto de lei que prevê transporte porta a porta gratuito para pessoas com severa dificuldade de locomoção

Em breve!

Hospital Pediátrico da Zona Noroeste de Santos ficará pronto em 15 meses

O hospital terá seis pavimentos.  Ainda será erguida uma escola, uma quadra poliesportiva e um campo de futebol

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter