A Prefeitura de Peruíbe permanece em estado de atenção / Reprodução
Continua depois da publicidade
A cidade de Peruíbe, no litoral de São Paulo, registrou na tarde desta segunda-feira (24) o maior volume de chuvas do estado de São Paulo nas últimas 24 horas, ultrapassando a marca de 215 milímetros acumulados.
A situação é de alerta máximo, pois a formação de um sistema de baixa pressão deve intensificar as precipitações ao longo do dia. A previsão aponta para mais de 100 milímetros de chuva e ventos que podem superar os 80 km/h.
Continua depois da publicidade
A Prefeitura permanece em estado de atenção, especialmente devido à combinação das fortes chuvas com a maré alta prevista para esta segunda-feira, o que agrava o risco de inundações. A Defesa Civil está operando com efetivo reforçado e monitoramento contínuo desde o fim de semana.
Pontos críticos, como a Avenida Padre Anchieta, já registraram múltiplos pontos de alagamento, dificultando a passagem e representando risco para os motoristas. As autoridades pedem que a população evite trafegar por áreas alagadas, busque rotas alternativas e redobre a atenção, pois a água pode ocultar buracos e desníveis.
Continua depois da publicidade
Segundo medição do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), foram registrados 163.7mm no acumulado do Parque do Trevo e mais 300.9mm no acumulado da região central de Peruíbe. As informações foram divulgadas por volta das 15h10 desta segunda.
Em caso de emergência, o número de contato da Defesa Civil é 199.