Peruíbe
Parceria inédita com o Instituto Natura cria rede de acolhimento sigiloso e amplia ações de proteção a mulheres em situação de risco em Peruíbe
A parceria representa um avanço importante nas políticas públicas de proteção à mulher em Peruíbe / Divulgação
Continua depois da publicidade
A Prefeitura de Peruíbe firmou neste mês uma parceria inédita com o Instituto Natura para ampliar a proteção a mulheres vítimas de violência doméstica. O acordo insere o município em uma rede nacional de cidades que adotam esse modelo de acolhimento emergencial, oferecendo suporte imediato, seguro e sigiloso às vítimas.
A iniciativa reforça a rede municipal de proteção e promete aumentar a capacidade de resposta principalmente em casos em que a permanência da mulher em casa representa risco iminente à sua vida.
Continua depois da publicidade
O programa assegura atendimento psicológico, acompanhamento social e orientação jurídica / LeloDe acordo com o novo protocolo, mulheres em situação de risco grave poderão ser encaminhadas — exclusivamente pelo CREAS — para hospedagem sigilosa em estabelecimentos da rede hoteleira parceira, garantindo proteção imediata. Quando necessário, dependentes também poderão ser acolhidos, com oferta de alimentação, lavanderia e suporte básico.
Além da segurança física, o programa assegura atendimento psicológico, acompanhamento social e orientação jurídica. O Instituto disponibilizará assistente social, psicólogo e advogado para atuar em conjunto com as equipes da Prefeitura, oferecendo assistência integral para auxiliar a vítima a superar a situação de violência.
Continua depois da publicidade
Para a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, a parceria representa um avanço importante nas políticas públicas de proteção à mulher em Peruíbe. Segundo o órgão, a ação contribui diretamente para a prevenção do feminicídio ao oferecer condições reais para que a vítima rompa o ciclo da violência com segurança, acolhimento e apoio especializado.
“Com a implantação do modelo apoiado pelo Instituto Natura, Peruíbe reafirma seu compromisso com a proteção da vida, o respeito às mulheres e a construção de uma cidade cada vez mais segura e humana”, afirmou a Prefeitura em nota.