Peruíbe

Peruíbe firma parceria para proteger mulheres vítimas de violência doméstica

Parceria inédita com o Instituto Natura cria rede de acolhimento sigiloso e amplia ações de proteção a mulheres em situação de risco em Peruíbe

Márcio Ribeiro, de Peruíbe para o Diário

Publicado em 03/12/2025 às 17:25

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

A parceria representa um avanço importante nas políticas públicas de proteção à mulher em Peruíbe / Divulgação

Continua depois da publicidade

A Prefeitura de Peruíbe firmou neste mês uma parceria inédita com o Instituto Natura para ampliar a proteção a mulheres vítimas de violência doméstica. O acordo insere o município em uma rede nacional de cidades que adotam esse modelo de acolhimento emergencial, oferecendo suporte imediato, seguro e sigiloso às vítimas.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

A iniciativa reforça a rede municipal de proteção e promete aumentar a capacidade de resposta principalmente em casos em que a permanência da mulher em casa representa risco iminente à sua vida.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Nova lei prioriza a mulher chefe de família em cadastro habitacional de Mongaguá

• Governo inicia 'SP Por Todas: 21 Dias por Elas' pelo fim da violência contra a mulher

• Entenda o 'mankeeping', fenômeno que sobrecarrega mulheres há tanto tempo

Como funciona

O programa assegura atendimento psicológico, acompanhamento social e orientação jurídica / Lelo

De acordo com o novo protocolo, mulheres em situação de risco grave poderão ser encaminhadas — exclusivamente pelo CREAS — para hospedagem sigilosa em estabelecimentos da rede hoteleira parceira, garantindo proteção imediata. Quando necessário, dependentes também poderão ser acolhidos, com oferta de alimentação, lavanderia e suporte básico.

Além da segurança física, o programa assegura atendimento psicológico, acompanhamento social e orientação jurídica. O Instituto disponibilizará assistente social, psicólogo e advogado para atuar em conjunto com as equipes da Prefeitura, oferecendo assistência integral para auxiliar a vítima a superar a situação de violência.

Continua depois da publicidade

Avanço nas políticas públicas

Para a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, a parceria representa um avanço importante nas políticas públicas de proteção à mulher em Peruíbe. Segundo o órgão, a ação contribui diretamente para a prevenção do feminicídio ao oferecer condições reais para que a vítima rompa o ciclo da violência com segurança, acolhimento e apoio especializado.

“Com a implantação do modelo apoiado pelo Instituto Natura, Peruíbe reafirma seu compromisso com a proteção da vida, o respeito às mulheres e a construção de uma cidade cada vez mais segura e humana”, afirmou a Prefeitura em nota.

Mais Sugestões

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software