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Peruíbe

IPEM-SP realiza verificação anual de taxímetro com mudança de tarifa em Peruíbe

Mudança de tarifa no município também será aferida pelo IPEM-SP. A ação é obrigatória a todas as categorias de táxi

Da Reportagem

Publicado em 04/07/2017 às 17:30

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Os taxistas de Peruíbe deverão passar nos dias 5 a 7 de julho, pela verificação periódica anual de taxímetro / Divulgação

Os taxistas de Peruíbe deverão passar nos dias 5 a 7 de julho, pela verificação periódica anual de taxímetro. Realizada pelo IPEM-SP (Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo), a ação acontece, das 9h às 16h, na Avenida Governador Mario Covas, s/nº, em frente ao quiosque 36.

A ação também visa aferir a mudança de tarifa nos veículos, determinada pela prefeitura do município, para garantir que o consumidor não pague mais caro pela corrida. Os taxistas autuados por trafegar com o taxímetro irregular têm dez dias para apresentar defesa ao órgão. As multas podem variar de R$ 500 a R$ 5.000 mil, dobrando na reincidência.

O taxista deve agendar o horário de atendimento pelo site do IPEM-SP (www.ipem.sp.gov.br) e emitir a GRU (Guia de Recolhimento da União) para o pagamento da taxa de verificação. Sem a quitação da taxa e o agendamento online, a verificação não será realizada.

Na data da verificação, o taxista ou responsável pelo veículo deve apresentar os seguintes documentos:

- Alvará de estacionamento fornecido pela prefeitura;

- Certificado de registro e licenciamento de veículo (categoria aluguel);

- Certificado de verificação do IPEM-SP, referente ao exercício de 2016;

- GRU quitada;

- Comprovante de endereço;

- Guia de serviço fornecida por oficina credenciada devidamente autorizada para execução das atividades no exercício de 2017 que efetuou a mudança da tarifa

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (13) 3235-7815 ou pessoalmente na Sede da Delegacia de Ação Regional do IPEM-SP em Santos, localizada à Rua Amazonas, 83, no Campo Grande.

Fique de olho

Para identificar se o taxímetro foi verificado pelo IPEM-SP, o consumidor deve observar a existência do lacre amarelo, que impede o acesso à regulagem do aparelho, e do selo do Inmetro com a frase “verificado até 2017”. Caso o lacre esteja rompido, o consumidor não deve aceitar a corrida, pois o aparelho pode apresentar medição incorreta. Em alguns casos poderão ser encontrados com a etiqueta "verificado até 2016", pois, o instrumento pode ser que ainda não tenha sido verificado, devido ao cronograma conforme o alvará.

O valor da bandeira é estabelecido pela prefeitura de cada município, mas é importante estar atento ao horário em que as bandeiras ‘um’ e ‘dois’ podem ser utilizadas, para não pagar mais caro pela corrida.

O consumidor que notar irregularidades ou tiver dúvidas pode realizar denúncia na Ouvidoria do IPEM-SP por meio do telefone 0800 013 0522 ou pelo e-mail [email protected].

 

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