Com o prédio concluído desde outubro de 2024, a prefeitura segue avançando nas etapas administrativas, operacionais e de estruturação da unidade / Nair Bueno/DL
Continua depois da publicidade
O Hospital Municipal de Peruíbe deve ser entregue ainda este ano. A previsão é da Administração Municipal. Após mais de 40 anos de espera, o Hospital, com pedra fundamental lançada nos anos 1980 e cuja construção atravessou oito gestões diferentes, será entregue em 2026 pelo prefeito Felipe Bernardo (PSD).
O equipamento representa a maior obra da história da Saúde de Peruíbe.
A unidade contará com 72 leitos, incluindo UTI adulto e pediátrica, leitos de internação clínica, cirúrgica, pediátrica e hospital-dia. Também oferecerá uma ampla gama de serviços, como cirurgias eletivas, exames de imagem, laboratório, farmácia, agência transfusional e outros atendimentos no município.
Continua depois da publicidade
O funcionamento será um sistema de porta fechada, integrado à rede estadual de regulação de vagas, garantindo organização, segurança e eficiência no encaminhamento dos pacientes.
Além do impacto direto na saúde pública, o hospital trará reflexos positivos para a economia local, com a geração de mais de 500 empregos diretos. Além de representar um avanço social importante, ao reduzir a necessidade de internações fora do município e proporcionar mais conforto às famílias que hoje precisam se deslocar para acompanhar os pacientes em outras cidades.
Continua depois da publicidade
Com o prédio concluído desde outubro de 2024, a prefeitura segue avançando nas etapas administrativas, operacionais e de estruturação da unidade.
A gestão do Hospital Municipal será realizada por uma Organização Social sem fins lucrativos (OSS), a ser selecionada por meio de chamamento público, modelo que garante mais agilidade e eficiência na prestação do serviço.
Desde do mês de dezembro de 2025, a prefeitura avança na fase de contratação da unidade gestora. Nas próximas semanas, uma comissão formada por funcionários da Secretaria Municipal de Saúde, vai analisar os planos de trabalho apresentados pelas OSS e escolher, por meio de critérios técnicos, a Organização Social que fará a gestão do hospital.
Continua depois da publicidade
Após a assinatura do contrato, a entidade dará início à contratação dos profissionais e à aquisição de todos os equipamentos necessários para o funcionamento do hospital. Entre eles tomografia, raio-x, ultrassom, equipamentos de centros cirúrgicos e das UTIs e mobiliário hospitalar completo.
As cirurgias realizadas no hospital serão as eletivas, como procedimentos de hérnia, vesícula e laqueadura, ortopédicos, entre outros, conforme a regulação do sistema CROSS.
Outras especialidades clínicas mais complexas poderão ser estabilizados no local e, quando necessário, encaminhados aos hospitais de referência da região.
Continua depois da publicidade
Para a Administração Municipal, a abertura do Hospital Municipal de Peruíbe representa o fim de uma espera histórica e marca um novo capítulo para a saúde pública do município.