Livros, fanzines, oficinas, música e debates são as atividades no Espaço Semente Negra, em Peruíbe / Divulgação
Continua depois da publicidade
Oferecer diversas atividades culturais, oficinas e debates sobre temas importantes, em meio à mata atlântica. Essa é a proposta da Feira Selvagem de Literatura 2016, que acontece neste final de semana, sábado (24) e domingo (25), a partir das 10 horas, no Espaço Cultural Semente Negra, no bairro Guaraú, em Peruíbe.
A Feira Selvagem de Literatura é promovida pelo coletivo Cultive Resistência, de Peruíbe. E a entrada é gratuita.
Neste sábado (24), as atividades começam a partir das 10h, com oficinas de encadernação com mulheres criativas, bate papo com a Boca entre Aberta (Fernanda Padilha e Gilberto Gonsales), contação de histórias, bordado em fotografias com Gabizine, Grupo Girassol e Folego nas ruas, com grafite e apresentações de break, MCs e batalhas de rima.
Já no domingo (25), a partir das 10 horas, serão promovidas oficinas de xilogravura, bate papo sobre vivência transgênero com a artista e fotógrafa Elisa Murgel, leitura dramática com Adilson Ferreira e, ainda, o sarau selvagem.
No espaço também haverá uma área de camping gratuita para criar as comunidades temporárias. Além do espaço Kunumi com atividades para crianças e também comida vegana, que será vendida a preços populares.
Uma das organizadoras, Andreza Poitena, explica que a Feira Selvagem de Literatura é um momento de encontro e de harmonizar, ler, ouvir, recitar e cantar em meio a mata.
Ela diz que será um espaço aberto a pessoas, coletivos, distribuidoras e editoras independentes para compartilharem suas obras e suas experiências de fazer literário.
“É o encontro de quem vive a literatura em toda a sua diversidade, de quem produz de forma independente, que existe e resiste sempre à margem da indústria literária e não tem espaço nas feiras mas segue acreditando na ética do Faça Você Mesmo”, destaca.
Andreza fala ainda sobre o motivo da Feira de Literatura ser selvagem. “É selvagem porque acredita que ser selvagem é viver em uma constante luta pela vida e porque questiona o mercado mainstream de literatura e arte feita por pessoas privilegiadas”, esclarece.
A Semente Negra é um espaço cultural que está sob a gestão do Coletivo Cultive Resistência, que desde 2018, vem construindo, de forma constante, um espaço acolhedor, em um pequeno lugar na Reserva Jureia-Itatins, em Peruíbe. Além de ser um espaço para práticas e aprendizados baseados nas experiências.
O evento é realizado com o apoio do programa Nacional de Cultura Viva, da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativa do Governo do Estado de São Paulo. E do Sistema Nacional de Cultura e da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB), do Ministério da Cultura do governo federal.
A Feira Selvagem de Literatura acontece neste sábado (24) e domingo (25), a partir das 10 horas, no Espaço Cultural Semente Negra, na Estrada do Una, 3600, no bairro Guaraú, em Peruíbe. A entrada é gratuita. Mais informações no instagram do coletivo @cultiveresistencia
Continua depois da publicidade