Peruíbe

Feira do Produtor Rural é atração às quartas em Peruíbe

Entre os produtos que são comercializados estão tomates cereja e grape (mais adocicado), couve, escarola, alface, almeirão, catalônia, mostarda, rúcula, rabanete, beterraba, entre outros.

Nayara Martins

Publicado em 21/03/2022 às 08:30

Atualizado em 21/03/2022 às 11:50

Compartilhe:

Hortaliças, legumes e frutas orgânicos são alguns dos atrativos / Nair Bueno/DL

Uma variedade de alimentos agroecológicos, artesanatos e pães caseiros atraem um bom público à Feira do Produtor Rural, localizada na região central em Peruíbe. Participam oito produtores rurais, além de artesãos já cadastrados na prefeitura de Peruíbe. A Feira acontece nas quartas-feiras, no horário das 8 às 13 horas, no calçadão do Boulevard, no centro do município.

Os produtores rurais oferecem diversas hortaliças, legumes, frutas e ervas ao público e, ainda, montam as suas próprias barracas. Todos são pequenos produtores que cultivam os produtos sem agrotóxicos em seus sítios, localizados na zona rural do município.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Um exemplo é o casal Maria José Gomes e João Aparecido Gomes que cultivam hortaliças e legumes, de forma sustentável no sítio, localizado na Estrada da Jaqueira, na zona rural de Peruíbe.

Entre os produtos que são comercializados estão tomates cereja e grape (mais adocicado), couve, escarola, alface, almeirão, catalônia, mostarda, rúcula, rabanete, beterraba, entre outros.

"Há cerca de três anos participamos de um curso oferecido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e aprendemos a lidar com a terra, com o cultivo das hortaliças sem agrotóxicos, e até como vender", esclarece Maria José.

Os produtores rurais contam ainda com a assistência técnica de engenheiros agrônomos ligados à prefeitura e ao Governo de Estado. O objetivo é ensinar técnicas para produzir de forma sustentável e agroecológica.

Maria José conta que já possui vários clientes conhecidos. E que, assim, eles podem trabalhar por meio de encomendas das hortaliças e legumes.

"Um dia antes, nossos clientes já fazem as suas encomendas e deixamos reservados os produtos para entregá-los na feira de quarta-feira", completa.

Artesanato e pães

Na Feira do Produtor Rural o público também encontra artesanatos e pães caseiros, feitos por artesãs do coletivo da União de Mulheres Produtoras da Economia Solidária (UMPES) de Peruíbe.

Uma das barracas oferece pães caseiros doces e salgados, como os de abóbora, de beterraba, de maçã e, ainda, biscoitos, sucos naturais, chás e compotas doces. São feitos pelas artesãs Solange Gonzalez, Imaculada Favini e Janaína Santos.

"Já atuei como monitora para ensinar a fazer pães artesanais no Fundo Social de Solidariedade do município", completa Imaculada.

Outras opções oferecidas ao público são as peças feitas de forma artesanal. São caixas de madeira, em modelos e tamanhos variados, além de artesanatos feitos em tecido - bolsas, panos de prato, porta higiene e porta celular e outras em crochê. Os trabalhos são produzidos pelas artesãs Eliana Nascimento, Adelina Augusto e Graça Caetano, integrantes do coletivo da UMPES.

A Feira do Produtor Rural começou a funcionar em 25 de novembro de 2018, quando foi realizado o curso do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) oferecido aos pequenos agricultores.

O Departamento Municipal de Agricultura tem o cadastro de 25 coletivos solidários e um total de 48 agricultores cadastrados em Peruíbe. Desses, oito agricultores estão na feira de quarta-feira, além de três coletivos: Aprumocajaa, Morro das Panelas e Capava.

A diretora de Agricultura, Juanita Trigo, explica que, além dessa feira, a cidade já tinha outra Feira do Produtor Rural que ocorria aos sábados, mas que está passando por uma reestruturação.

"Também criamos, no ano passado, uma nova feira que acontece às terças-feiras, na rua da Estação, em frente à Rodoviária Municipal", completa.

A Feira do Produtor Rural está localizada na avenida São João na esquina com a avenida Padre Anchieta, na região central de Peruíbe. Funciona às quartas-feiras, das 8 às 13 horas.

 

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Diário Mais

Eclipse lunar parcial acontece nesta terça e pode ser visto de todo o Brasil

O evento poderá ser visto de toda a América, além de outras partes do mundo, mas somente 3,5% da área total da Lua estará escura

Cotidiano

Escolas de Guarujá têm aulas suspensas por falta de água

Os estudantes estão realizando atividades de forma remota, com o auxílio dos professores

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter