‘Temos uma cidade muito melhor do que a que assumi em 2017’

A afirmação é do prefeito de Peruíbe Luiz Maurício Passos de Carvalho Pereira (PSDB), de 43 anos

Luiz Maurício acredita em um 2023 ainda mais próspero para o município

Luiz Maurício acredita em um 2023 ainda mais próspero para o município | Divulgação/ Prefeitura de Peruíbe

A afirmação é do prefeito de Peruíbe Luiz Maurício Passos de Carvalho Pereira (PSDB), de 43 anos. Ele fala sobre os trabalhos e os investimentos feitos nas áreas da Saúde, Educação, Segurança e Turismo. Acredita que a Cidade hoje está melhor do que em 2017, quando assumiu. E destaca que são mais de R$ 100 milhões investidos em obras por todos os bairros da Cidade.       

Continua após a publicidade

Diário do Litoral – Quais as principais obras públicas que foram entregues nos dois últimos anos?

Luiz MaurícioPeruíbe tem, pela primeira vez, a oportunidade de experimentar uma continuidade de governo. Foi a primeira vez que aconteceu uma reeleição na cidade. Com isso, muita coisa que havia sido planejada ou iniciada, acabaram sendo entregues nesses últimos dois anos.

Continua após a publicidade

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Destaco a Praça Flórida e o Boulevard do Guaraú, a Unidade de Saúde da Família (USAFA) do Jardim Brasil, as obras de pavimentação em diversos bairros, como no Nova Peruíbe e Três Marias, além da reforma e ampliação de várias unidades escolares da rede municipal.

Continua após a publicidade

DL – E como estão os investimentos nas obras de infraestrutura nos bairros?

LM – Temos avançado também nesta pauta. Em nosso plano de governo nos comprometemos a pavimentar 100 ruas neste segundo mandato. Já ultrapassamos essa meta na metade desse governo. Bairros que não tinham nenhuma rua pavimentada, como no Nova Peruíbe, passou a ter quase ele todo estruturado.

Continua após a publicidade

O Programa Rua Nova está na sua segunda fase e levando pavimentação em vários cantos da cidade, como no Caraguava, Santa Isabel, Guaraú, Nova Peruíbe, Três Marias, São José, Josedy, Parque do Trevo, entre outros.

DL – Na Saúde, o que foi feito? Como estão as obras no Hospital Municipal?

Continua após a publicidade

LM –  A maternidade está em plena atividade e a Casa da Mulher já virou referência na Cidade. Construímos a nova USAFA do Jardim Brasil e iniciamos um programa de reformas e ampliações de outras unidades dos bairros.

Já entregamos a do Guaraú e estaremos entregando, no início de 2023, a do Caraguava. Em 2023 está programada a reforma e ampliação das USAFAs Ribamar, Trevo, Vila Peruíbe e Nova Itariri.

Continua após a publicidade

As obras do Hospital Municipal seguem o cronograma e serão finalizadas em 2024. Um grande sonho meu e de toda a população de Peruíbe.

DL – Quais os investimentos na Educação?

Continua após a publicidade

LM –  Estamos mantendo nosso cronograma de reformas de unidades escolares. Estão em obras três escolas (Prof. Fernando Nepomuceno Filho, Prefeito José Roberto Preto e Pastor Manoel Eustaquio Damacena), além da construção da nova Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Parque Daville.

Também entregaremos em 2023 nosso primeiro Centro de Educação Integral, no antigo Parque da Cidade.

Continua após a publicidade

Além disso, conseguimos fazer a equiparação salarial dos nossos profissionais da educação, ultrapassando os 40% de reajuste. Também efetuamos o pagamento de direitos reconhecidos no Judiciário. Somente aí foram mais de R$ 8 milhões investidos.

Compramos notebooks para todos os professores e iremos entregar, no início de 2023, tablets em todas as unidades escolares.

Continua após a publicidade

DL – Na Segurança, quais as ações? Haverá reforço nas câmeras de monitoramento na Cidade?

LM – Estamos finalizando o convênio com o governo do Estado para a efetivação da atividade delegada no município.

Continua após a publicidade

Além disso, já finalizamos a licitação para o aumento de câmeras de monitoramento. Chegaremos a 1.400 por toda a Cidade.

Fizemos uma nova legislação para regular a perturbação do sossego público. E, em 2023, vamos fazer novo concurso para aumentar o nosso contingente.

Continua após a publicidade

DL – Como estão as ações para contratar uma nova empresa de transporte urbano?

LM –  Estamos em fase de contratação de uma empresa especializada no assunto para desenvolver um estudo para melhoria do nosso transporte. O contrato atual vai até 2025, mas devemos antecipar a nova licitação para 2023.

Continua após a publicidade

DL – Na habitação quais foram os investimentos?

LM – Entregamos cerca de 300 títulos de regularização fundiária e estamos finalizando mais cerca de 700 títulos às famílias.

Continua após a publicidade

O Programa Viver Melhor também está trazendo melhorias em 200 residências na Cidade. E vamos entregar um novo conjunto habitacional, em junho de 2023, com 160 novas unidades.

DL – E os investimentos na área do Turismo?

Continua após a publicidade

LM – Esse pós-pandemia tem trazido novos desafios à área do turismo, que, certamente, foi a mais afetada. O ano de 2022 ainda foi difícil, mas acredito que 2023 será muito melhor.

Estamos fazendo o melhor Natal que nossa cidade já viu. O ‘Natal na Praia’ tem movimentado a cidade e trazido muitos turistas para Peruíbe. Fizemos uma programação especial para o Verão e, principalmente, para o Carnaval, que vai coincidir com o aniversário da Cidade.

Continua após a publicidade

Obras importantes estão ocorrendo, como a revitalização do Parque Turístico e da orla na região do bairro Ruínas. Além das que já foram entregues, como a Praça Flórida e o Boulevard do Guaraú.

Outras obras irão começar no início de 2023, como a revitalização do Espaço Chico Latim e a do Mercado de Peixes.

Continua após a publicidade

DL – Qual é a perspectiva de crescimento para 2023?

LM – Temos uma cidade muito melhor do que a que assumi em 2017. No aspecto administrativo, a cidade está muito mais organizada, sem dívidas e seguindo um planejamento de investimentos e melhorias.

Continua após a publicidade

São hoje mais de 60 obras em andamento e o maior pacote de investimentos já existente na Cidade. Mais de R$ 100 milhões em obras, espalhadas por todos os bairros e de todas as áreas. Obra pública melhora a vida das pessoas, gera emprego e incentiva a economia local. Temos avançado bastante.

DL – Como vê a relação com o novo governo do Estado, Tarcísio de Freitas, a partir do próximo ano?

Continua após a publicidade

LM – Um novo governador e uma nova equipe estarão dirigindo nosso Estado. Estou torcendo muito para que tenham sucesso e me colocando à disposição para ajudar no que for possível.

Acredito que quando todos remam para o mesmo lado fica mais fácil chegar aonde queremos.