Peruíbe
Segundo a Defesa Civil, foram registrados 176 milímetros de chuva em apenas seis horas volume equivalente ao esperado para todo o mês de fevereiro
Após interdição preventiva durante a manhã e o início da tarde, a Estrada do Guaraú foi reaberta quase no meio da tarde / Divulgação/PMP
Continua depois da publicidade
A forte chuva que atingiu a região de Peruíbe provocou transtornos, alagamentos e a interdição da Estrada do Guaraú, único acesso aos bairros Guaraú, Perequê, Barro Branco, Cachoeira das Antas, Paraíso e Barra do Una, além de áreas ecológicas do município.
Segundo a Defesa Civil, foram registrados 176 milímetros de chuva em apenas seis horas — volume equivalente ao esperado para todo o mês de fevereiro. O CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências) da Defesa Civil estadual emitiu dois alertas do tipo Cell Broadcast para o município: o primeiro informando sobre a intensidade das chuvas e o segundo comunicando o fechamento da estrada.
Continua depois da publicidade
Após interdição preventiva durante a manhã e o início da tarde, a Estrada do Guaraú foi reaberta às 14h40, com tráfego controlado por meio de comboios nos dois sentidos. De acordo com a Prefeitura de Peruíbe, a liberação ocorre de forma monitorada, com equipes acompanhando a situação no local.
Durante os trabalhos, equipes municipais realizaram a desobstrução da via, que havia sido atingida por queda de barreiras e pelo grande volume de água que descia da encosta. O excesso de água também fez transbordar uma pequena cachoeira que cruza a estrada, formando uma cena impressionante, veja o vídeo abaixo:
Continua depois da publicidade
Após a limpeza da pista, agentes da Defesa Civil passaram a adotar medidas preventivas para conter processos erosivos, como a cobertura da encosta com lona vinílica, que reduz a infiltração de água e o risco de novas erosões.
Apesar dos transtornos, não houve registro de ocorrências graves no município. Ainda na manhã deste sábado, a Prefeitura de Peruíbe divulgou nota oficial alertando para o fechamento da via e os riscos na região da Serra do Guaraú.
“Devido ao alto volume de chuva registrado nas últimas horas, a região da Serra do Guaraú apresenta encharcamento do solo e diversos pontos com movimentação de massa. Em vários trechos, há deslizamento de barro sobre a pista, além de pedras soltas ao longo da via.
Continua depois da publicidade
Também foram identificados pontos com deslocamento e descolamento do asfalto, com erosão na base da pista, comprometendo a estrutura e oferecendo risco aos motoristas.
Diante da situação, será necessária a interdição preventiva de trechos da via para garantir a segurança da população. O Departamento de Obras será acionado para realizar manutenção nas canaletas, remoção de material acumulado e apoio com maquinário, incluindo trator para retirada de uma árvore que oferece risco.
Uma residência na região também precisará passar por avaliação da equipe de engenharia e poderá ser interditada preventivamente, em razão do risco estrutural identificado.”
Continua depois da publicidade
Mesmo com o trabalho contínuo da Defesa Civil e das equipes da Prefeitura, a Estrada do Guaraú pode voltar a ser fechada a qualquer momento, conforme o plano de contingência adotado pelo Governo do Estado como medida preventiva para redução de riscos e desastres.