1ª Mostra da Economia Solidária de Mulheres será dia 8 em Peruíbe

Objetivo é auxiliar as mulheres na geração de renda e no combate à violência

Comentar
Compartilhar
06 MAR 2018Por Da Reportagem09h08
1ª Mostra da Economia Solidária de Mulheres de Peruíbe será na Praça da Matriz, no Centro1ª Mostra da Economia Solidária de Mulheres de Peruíbe será na Praça da Matriz, no CentroFoto: Edilson Almeida / Prefeitura de Peruíbe

Para comemorar o Dia Internacional da Mulher, um grupo de mulheres do município de Peruíbe irá participar da 1ª Mostra da Economia Solidária de Mulheres de Peruíbe. 

“Pela vida das mulheres, democracia e soberania” é o tema do evento marcado para esta quinta-feira, dia 8, na Praça Monsenhor Lino dos Passos, a Praça da Matriz, no centro do município, das 11 às 18 horas.

O objetivo da Mostra, segundo uma das organizadoras, Imaculada Conceição Gomes Favini, 60, é organizar e promover a união entre as mulheres, agir no combate à violência e ter independência econômica por meio da geração de renda. “A Mostra irá divulgar os trabalhos do grupo, gerar renda e poderemos, futuramente, reivindicar um espaço para realizar uma feira semanal”, destacou Imaculada. 

Para a vereadora Luciana Castellan, de Peruíbe, que faz parte da comissão organizadora do evento, “a intenção é mostrar às mulheres que é possível sair de uma situação de vulnerabilidade e se manter, mas isso só é possível com a união entre as mulheres”, completa a vereadora.      

Cerca de 25 mulheres participarão da Mostra, entre pescadoras, agricultoras e produtoras. Diversos produtos serão oferecidos ao público, como frutas e verduras, pães caseiros, bijuterias, panos de copa pintados, bordados, artesanatos de fibras de banana, em telhas, patchwork, pinturas em quadros, entre outros. Os produtos serão expostos e estarão à venda no local. 

Além da exposição dos produtos, pela manhã, após a abertura, haverá oficinas de bijuteria sustentável e de fibras de banana. 

Rodas de conversa

À partir das 13 horas, estão programadas rodas de conversa sobre os temas: “Economia Feminista e Solidária”, com Sheyla Saori Iyusuka, da ONG Sempre Viva Organização Feminista (SOF); “Diferentes tipos de violência contra as mulheres “, com Paula Machado, coordenadora do Núcleo de Promoção e Defesa das Mulheres da Defensoria Pública do Estado; e “Prevenção de Câncer Mama”, com Socorro Mendonça, do Instituto Amigas do Peito de Peruíbe.

Haverá ainda outras oficinas de artesanato em telha e de patchwork embutido, e atividades de Vivências com práticas integrativas sobre enfermagem e recreação infantil, com alunos do curso de Enfermagem e de Educação Física, da Faculdade de Peruíbe. E também uma programação musical com a apresentação do grupo “Baque Mulheres de Maré”.

Para encerrar o evento está marcado um Ato de Marcha Mundial das Mulheres com a participação de todos os presentes. 

A comissão organizadora da Mostra da Economia Solidária é composta por União das Mulheres de Peruíbe, União de Mulheres Agricultoras, Sempre Vida Organização Feminista, Comissão Especial de Estudos da Mulher da Câmara de Peruíbe e o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher. E ainda o apoio da Prefeitura de Peruíbe, da Faculdade e da Etec do município, da Colônia de Pescadores, da Igreja Matriz, e do Movimento de Educação Popular em Saúde.            

Serviço:

1ª Mostra da Economia Solidária de Mulheres de Peruíbe

Dia – 8 de março, das 11 às 18 horas.

Local – Praça da Matriz, centro de Peruíbe.