SEDUC

Yoga com foco no ambiente de trabalho ajuda a combater o estresse

Sobre o assunto, a Reportagem conversou com Armelle Champetier, diretora da Yogist no Brasil, que tem como objetivo levar o yoga às empresas, com foco na saúde e bem-estar das equipes.

Comentar
Compartilhar
21 JUL 2019Por Caroline Souza09h13
Praticar yoga corporativo ajuda a combater o estresse.Foto: DIVULGAÇÃO

Praticar yoga corporativo ajuda a combater o estresse e a aliviar as tensões do dia a dia. Com técnicas simples de se reproduzir sozinho, essa prática, dizem os especialistas, compensa os efeitos do sedentarismo e do estresse.

Sobre o assunto, a Reportagem conversou com Armelle Champetier, diretora da Yogist no Brasil, que tem como objetivo levar o yoga às empresas, com foco na saúde e bem-estar das equipes. Confira:

Diário do Litoral - Existe algum perfil de trabalho que acarreta mais dores nas costas?

Armelle Champetier - O trabalho sedentário de forma geral, que seja sentado ou de pé, é um grande fator de dores nas costas. Para quem tem um trabalho mais administrativo, o dia todo na frente de um computador, esse longo período sentado vem se adicionar aos outros períodos do dia onde costumamos sentar-se: no carro, nos transportes, nas refeições e em casa no sofá. Ao mesmo tempo, quem fica de pé, num espaço limitado como numa loja, acaba cansando muito a coluna, e principalmente a região lombar.

Diário - Qual a relação entre estresse e dores crônicas?

Armelle - O estresse, num primeiro tempo, é apenas um reflexo fisiológico, alterando alguns aspectos do nosso organismo como o ritmo cardíaco, o sistema hormonal, entre outros efeitos. Depois, quando se trata de uma condição mais frequente, quase permanente, o estresse pode causar dores crônicas: tensão muscular em algumas regiões da parte superior do corpo, como a região cervical ou os ombros, ou na lombar. O estresse também pode impactar o sistema digestivo, e causar dores crônicas relacionadas a distúrbios digestivos. De forma geral, a exposição excessiva ao estresse aumenta o risco de dores crônicas por afetar o relaxamento geral, o sono e a digestão.

Diário - Como é possível aliviar as dores causadas pelo estresse?

Armelle - A nossa abordagem é feita de duas formas: primeiro ensinamos técnicas de controle do estresse, através de exercícios respiratórios, posturas de equilíbrio e meditação. Isso permite que o estresse não se torne uma dor física. Num segundo tempo, trabalhamos com posturas de alívio das tensões tipicamente causadas pelo estresse: alongamento e relaxamento do pescoço, da região cervical, dos ombros, dos punhos e dedos, da região lombar e do quadril. Dessa forma, providenciamos soluções tanto para aliviar como para prevenir a reaparição dessas dores.

Diário - Como é possível aliviar a dor na lombar?

Armelle - A região lombar acaba sendo prejudicada pela postura sentada por períodos prolongados. Uma forma simples de diminuir essa pressão é de quebrar o sedentarismo, levantando-se com frequência para tomar uma água, usar as escadas em vez do elevador. Num segundo tempo, existem gestos simples de introduzir na sua rotina para aliviar a dor na lombar: precisa de um lado fortalecer a musculatura abdominal, principalmente a cintura abdominal profunda, que dá sustentação à coluna e ajuda a melhorar a postura, e de outro alongar a coluna inteira, da cervical até a lombar, com posturas na cadeira ou de pé.

Diário - Existe algum método do yoga corporativo para relaxar o corpo por completo?

Armelle - O método de yoga corporativo da Yogist trabalha de forma completa, tratando cada parte do corpo onde as tensões do dia a dia se acumulam: olhos, pescoço, ombros, lombar, abdômen, quadril e pernas. As técnicas de meditação ajudam a tomar consciência das tensões e relaxar.

Diário - Como aliviar olhos cansados e dores de cabeça?

Armelle - Os olhos costumam ficar cansados pelo uso contínuo das telas. Esse mesmo cansaço dos olhos pode se traduzir em dor de cabeça também. Fazendo pausas frequentes para descansar os olhos: fechar as pálpebras, massagear com a ponta dos dedos a região ocular, cobrir os olhos com as palmas das mãos para criar um ambiente de escuridão por alguns instantes, são algumas formas de aliviar as tensões e dores.

A dor de cabeça pode ter várias origens: falta de hidratação, estresse, falta de sono, fome. Além das técnicas de relaxamento ocular, os exercícios respiratórios ajudam a aliviar condições de enxaqueca, incentivando uma respiração mais profunda e relaxante.

Diário - Em que momento do dia a pessoa deve praticar esses exercícios?

Armelle - O ideal é encontrar um horário do dia fixo, para encaixar essa prática de yoga corporativo, e que esse momento de relaxamento se torne um hábito. Cabe à cada pessoa entender qual é o momento do dia oportuno, onde não será interrompido por ninguém.

Diário - Eles devem ser praticados diariamente?

Armelle - Uma prática diária é a forma mais eficiente de alcançar os efeitos desejados, mesmo que seja apenas 5 minutos. A recomendação é de instaurar um ritmo que seja viável, focando em alguma parte do corpo mais sensível: se conseguir praticar alguns minutos três vezes na semana, já é um ótimo começo!