X

Papo de Domingo

'Nós inovamos implantando a meritocracia', diz Paulo Alexandre Barbosa

Prefeito conversou com a reportagem sobre inovações do seu governo e o que ele enxerga para o futuro de Santos.

Caroline Souza

Publicado em 30/06/2019 às 09:14

Atualizado em 30/06/2019 às 14:58

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Segundo Paulo Alexandre Barbosa, Santos é a primeira cidade do Brasil a ter contrato de gestão e todo secretário tem que cumprir metas. / NAIR BUENO/DIÁRIO DO LITORAL

O que você, eleitor, espera para o futuro de Santos? A boa prestação de serviços na educação, saúde, transporte, segurança e habitação, além dos serviços de zeladoria fazem parte das atribuições básicas do chefe do executivo. Segundo o cientista político Nilton Cesar Tristão, "em 2020 ocorrerá a eleição mais politizada dos últimos trinta anos, marcada por fortes embates baseados nas singularidades locais". Neste ponto, ganha quem trouxer propostas inovadoras.

Há seis anos e meio à frente da Prefeitura de Santos, Paulo Alexandre Barbosa conversou com a reportagem sobre as inovações implantadas em seu governo e o que ele enxerga para o futuro de Santos. Confira a entrevista:

Diário do Litoral - Quais foram as principais inovações do seu governo?

Paulo Alexandre Barbosa - Nós inovamos implantando a meritocracia. Santos é a primeira cidade do Brasil a ter contrato de gestão e todo secretário tem meta para ser cumprida. Recebemos o reconhecimento do órgão de controle que nos fiscaliza, que é o Tribunal de Contas do Estado de São Paulo, como a cidade mais eficiente do estado, por dois anos consecutivos. E recebemos nota dez do Ministério Público Federal pela política de transparência. Eu vejo que hoje a eficiência e a transparência são premissas essenciais para o sucesso da gestão pública e aqui em Santos estamos fazendo a lição de casa, tanto é que conseguimos viabilizar os maiores investimentos da história da Cidade. Estamos fazendo a Nova Entrada, a Nova Ponta da Praia, grandes investimentos na Saúde e na Educação para melhorar a vida de todos.

Diário - Você acredita que as redes sociais ajudam ou atrapalham?

Paulo Alexandre - Acho que quanto mais canais de diálogo com a população melhor, obviamente que você precisa saber usar a rede social e saber filtrar, porque nem sempre o que está ali reproduz a realidade dos fatos. Eu iniciei essa era como prefeito com participação mais intensa nas redes sociais.

Diário - Há previsão de investimentos para o Turismo?

Paulo Alexandre - A Nova Ponta da Praia, extremamente importante para potencializar o turismo de Santos. E a própria Nova Entrada de Santos, que é a maior obra viária realizada na história da cidade e, com certeza, vai estimular o turismo.

Diário - Como está o Projeto de Lei Complementar que cria o Programa Centro Criativo? De que forma ele beneficiará os munícipes?

Paulo Alexandre - Foi encaminhado para a Câmara, que tem que avaliar nas comissões. É importante para garantir a isenção fiscal, trazer novos negócios para o Centro e viabilizar a permanência daqueles que já estão lá.

Diário - O aterro de Santos já está no limite. Quais ações a Prefeitura tem realizado para tentar reduzir o lixo?

Paulo Alexandre - Reciclagem. Saltamos de 2% para 18% com a coleta reciclável, que é um dos melhores indicadores do Brasil e um recorde na cidade. Além da conscientização da população, com educação ambiental.

Diário - Na área social, qual é a maior carência de Santos?

Paulo Alexandre - O desafio da população de rua é grande. É um problema grave, que exige uma atenção e uma atuação permanente.

Diário - E o que Santos está fazendo para tentar tirar essas pessoas das ruas?

Paulo Alexandre - Trabalhando bastante de forma integrada. Social, saúde e segurança pública, porque é um problema que exige uma atuação multidisciplinar. Tem gente na rua decorrente de problema social, esse é um ponto. Saúde pública: pessoas com dependência química, que precisam de tratamento em saúde. E as pessoas com conflitos com a lei, que é um problema de segurança pública. Temos essas três vertentes de trabalho e é importante atuar em todas elas, com o objetivo de atender cada um com a sua especificidade.

Diário - Qual seu plano de gestão até o final do mandato?

Paulo Alexandre - Entregar as obras e os projetos que iniciamos. Cumprir com as metas que eu me comprometi com a população.

Diário - O que você enxerga para o futuro de Santos?

Paulo Alexandre - Enxergo uma cidade que seguirá na sua posição de destaque no cenário nacional. É a cidade que tem o maior porto da América Latina, a melhor qualidade de vida do País, reconhecida pela excelência na gestão pública. Além de muitos desafios, como a expansão da Área Continental. Santos é uma cidade que tem como maior patrimônio a qualidade de vida e como sua grande riqueza o santista, que é quem impulsiona o desenvolvimento da Cidade, escolhe e cobra os representantes e luta cada dia por uma cidade melhor. Então só vejo pro futuro muitas conquistas, de forma muito promissora.

Diário - Quais as principais características que um candidato precisa ter para ganhar a eleição?

Paulo Alexandre - Primeiro, paixão pela cidade. E, obviamente, tem que ter experiência, conhecimentos técnicos importantes e liderança.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Mongaguá

Ex-detento tenta entregar celulares em penitenciária em Mongaguá

homem foi detido com 35 celulares em uma mochila

Diário Mais

Conheça a verdadeira história do vulcão do bairro Macuco, em Santos

A lenda é do ano de 1896 e causou pânico à sociedade da época

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter