Projeto Parceiros do Saber: encerramento reúne 120 alunos

Cerca de 120 alunos do projeto de alfabetização 'Parceiros do Saber' receberam certificados de participação no curso durante este ano.

Comentar
Compartilhar
19 DEZ 201310h50

Em cerimônia especial no Cais Professor Milton Teixeira (Vila Mathias), cerca de 120 alunos do projeto de alfabetização 'Parceiros do Saber' receberam certificados de participação no curso durante este ano. A iniciativa, desenvolvida pela Seduc (Secretaria de Educação) em parceria com empresas, associações, igrejas e sociedades de melhoramentos, visa fazer com que adultos que não tiveram oportunidade de estudar na infância dominem leitura, escrita e matemática básica. Atualmente são 21 polos em funcionamento.

A professora Anaide Lopes Chaves não segurou as lágrimas ao ver seus alunos do polo 'Casa do Sol' receberem os certificados. "É gratificante este trabalho. Meus alunos são moradores do asilo e se empenham muito. Trabalho atividades para ativar a memória, além de alfabetizá-los", disse.

A iniciativa, desenvolvida pela Seduc (Secretaria de Educação) em parceria com empresas, associações, igrejas e sociedades de melhoramentos, visa fazer com que adultos que não tiveram oportunidade de estudar na infância dominem leitura, escrita e matemática básica.

Neide Lopes Teixeira, 77, está há dois anos no projeto. "Gosto muito de estudar". José Reginaldo de Souza Ferreira, 43, aluno do polo Valongo, do Rotary Clube Santos Oeste, começou a tirar a carteira de motorista porque se sentiu preparado após frequentar as aulas. "Agora posso ler, escrever e entender melhor as letras", disse.

O coordenador pedagógico do CENEP/Santos (Centro de Excelência Portuária), Hélio Hallite, falou em nome de todos os parceiros. "O projeto é surpreendente. Sou professor há 30 anos e há um mês dei a melhor aula da minha vida para uma turma que faz parte desta ação".

A cerimônia teve a presença da secretária de Educação, Jossélia Fontoura, que agradeceu o apoio da equipe e parceiros. O evento contou com sorteio de uma bicicleta que foi entregue à aluna Maria Domingas Abreu.

Foto: Marcelo Martins