X

Emprego

PATs empregam mais de 16,9 mil cidadãos neste ano

Postos têm destaque na colocação de cidadãos no mercado de trabalho, emissão de carteiras de trabalho e requisição ao seguro-desemprego

Pedro Henrique Fonseca

Publicado em 30/04/2014 às 20:17

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Apoio ao trabalhador que deseja uma (re) inserção profissional. Este é o principal propósito dos Postos de Atendimento ao Trabalhador (PATs), que, empregou mais de 16,9 mil cidadãos nos três primeiros meses deste ano - crescimento de 24,4% no comparativo com o mesmo período do ano passado, que registrou 13,5 mil inserções.

De acordo com levantamento da Secretaria de Estado do Emprego e Relações do Trabalho (SERT), que gerencia os atuais 251 PATs espalhados pelo Estado, no primeiro trimestre deste ano, foram 179 mil vagas ofertadas e 334 mil cidadãos encaminhados para as oportunidades, contra 139 mil vagas e 187 mil encaminhamentos no mesmo período do ano passado. Construção civil, indústria e serviços são os setores que mais empregaram.

Houve também crescimento na impressão de carteiras de trabalho (CTPS) e solicitação do seguro-desemprego. Os PATs emitiram 326,3 mil carteiras e deu entrada em 383,3 mil requisições do benefício. Nos três primeiros meses de 2013, foram 312,7 mil documentos e 388,5 mil processos do benefício.

+24,4% de inseridos - Colocados - Vagas oferecidas
2014 - 16,9 mil - 179 mil
2013 - 13,5 mil - 139 mil

Os PATs empregam mais de 16,9 mil cidadãos neste ano (Foto: Divulgação)

“Diminuir o número de desemprego no país. É com esse propósito que os funcionários dos PATs trabalham e atendem com eficiência, compreensão e esforço a cada cidadão que os procura. O objetivo do Estado é que cada trabalhador encontre seu lugar no mercado de trabalho”, destaca o secretário do Emprego, Tadeu Morais.

Marcos Wolff, coordenador de operações da SERT, afirma que “o perfil das empresas que disponibilizam as vagas contribuem para este crescimento, sobretudo nas datas comemorativas, como carnaval e páscoa, por exemplo.”

Nesta semana, são 20.773 vagas disponíveis nos Postos. Entre as mais ofertadas, ajudante geral, auxiliar de linha de produção, auxiliar de armazenamento, atendente de lanchonete, garçom, motorista, mecânico, porteiro, repositor, vigilante e vendedor.

Emprego “em pouquíssimo tempo”

Natural de Mato Grosso do Sul, Michel Delfino, 22 anos, veio para São Paulo há quase um ano por conta da família. Ao ficar desempregado, pesquisou na internet e descobriu o PAT Barra Funda. “O atendimento foi muito bom. Gostei bastante. Recebi a carta de encaminhamento, fiz a entrevista e, em pouquíssimo tempo, fui contratado para atuar como auxiliar de linha de produção na empresa”, afirma.

No ranking de PATs que obtiveram os melhores números no quesito inserção de cidadãos no mercado de trabalho, estão: Itapetininga (946), Sorocaba (837), Cubatão (676) e Capital - Poupatempo Itaquera (313).

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cubatão

Advogado Áureo Tupinambá, preso em operação do Gaeco, sai da prisão

Ex-diretor da Câmara de Cubatão estava preso desde o último dia 16 de abril por possível envolvimento com o PCC

Variedades

Daisy Ridley acha uma razão para sua vida em trailer de 'Às Vezes Quero Sumir'

Lançamento está previsto para maio, nos cinemas nacionais

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter