JEPOE abre 895 vagas em São Vicente

A iniciativa do Governo do Estado atenderá jovens de 16 a 18 anos em situação de vulnerabilidade social com formação profissional e cidadã

Comentar
Compartilhar
30 JUL 2018Por Da Reportagem09h13
São Vicente é uma das 16 cidades atendidas pelo Jovens em Exercício do Programa de Orientação Estadual (Jepoe)São Vicente é uma das 16 cidades atendidas pelo Jovens em Exercício do Programa de Orientação Estadual (Jepoe)Foto: Divulgação

São Vicente é uma das 16 cidades atendidas pelo Jovens em Exercício do Programa de Orientação Estadual (Jepoe). A iniciativa do Governo do Estado atenderá jovens de 16 a 18 anos em situação de vulnerabilidade social com formação profissional e cidadã. O programa, além de oferecer oportunidades, deve contribuir para o fortalecimento de vínculos comunitários e na diminuição dos ­índices de violência envolvendo esta faixa ­etária.

Para participar do Jepoe, o interessado, além de ter idade entre 16 e 18 anos, deve ser alfabetizado, ter prioritariamente a dispensa do serviço militar (se do sexo masculino), não poderá contar com vínculo no mercado de trabalho (estágio, aprendiz, emprego ou outros). A seleção terá como critério relevante a situação socioeconômica da família e grau de escolaridade.

Durante seis meses, o jovem participará de cursos de qualificação profissional e de atividades sociais junto à comunidade. Será ofertada bolsa auxílio de R$ 500 e vale-transporte. O participante também receberá uniforme.

Entre as disciplinas do curso estão Educação Moral, Ética, Primeiros Socorros, Higiene Pessoal, Educação Sexual, Noções de Direitos Fundamentais, Cidadania, Igualdade e Inclusão, Educação para o Trabalho, Empreendedorismo, Saúde e Segurança no Trabalho e Educação ­Financeira.

A capacitação profissional terá cursos nas áreas de Elaboração e gerenciamento de projetos sociais; Monitoria e recreação esportiva; Excelência em atendimento ao público; Meio ambiente, preservação e conservação; Manutenção e conservação predial; Paisagismo e conservação de áreas verdes; Gestão em turismo; Comunicação em mídias sociais; Assistente de mídias digitais; Logística e operações; Serviços de zeladoria e segurança em condomínios; Educador de trânsito; Monitoria e guia cultural; Informática; Segurança no trabalho; e ­Contabilidade.

As inscrições estão abertas e podem ser feitas pelo site da Prefeitura.

Não há prazo para o término dos cadastramentos. Caso a turma esteja encerrada, a inscrição valerá para as próximas.