X

Emprego

Indústria de São Paulo contrata 5 mil trabalhadores

Segundo o Departamento Economia da Fiesp, média de contratações para o mês é de 31,5 mil

Publicado em 15/05/2015 às 11:16

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

A indústria de São Paulo contratou cinco mil trabalhadores na passagem de março para abril, informou, ontem, a Federação e o Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp e Ciesp). Na leitura com ajuste sazonal, no entanto, a variação é negativa em 0,86%.

O saldo de empregos no mês reflete, na verdade, uma contratação de 16.054 funcionários por parte do setor de açúcar de álcool que foi contrabalançada pela demissão de 11.054 trabalhadores pelo restante da indústria de transformação. No acumulado do ano, a queda do nível de emprego sentida por estes setores foi equivalente a 1,5%, a pior da série histórica da pesquisa com exceção de 2009, quando houve perdas de 3,9%, na mesma base de comparação.

“Os resultados são muito ruins, porém de certa maneira eles vêm mascarados. Em uma primeira leitura, houve geração de empregos. Mas o fato é que em abril sempre existe geração e esse mês houve pouca. Ou seja, o saldo de cinco mil empregos é muito ruim”, esclarece Paulo Francini, diretor do Departamento de Pesquisas e Estudos Econômicos (Depecon) da Fiesp e do Ciesp.

A média de contratações da indústria paulista em geral para o mês de abril é de 31,5 mil trabalhadores, segundo o Depecon.

 Polo perdeu 50 vagas de emprego em abril (Foto: Luiz Torres/ DL)

De janeiro a abril deste ano, o setor produtivo paulista já encerrou 18,5 mil postos de trabalho. Com exceção da queda registrada em 2009, ano da crise (e em que foram encerradas 32.000 vagas), este é o pior resultado para o período desde o início da pesquisa, em 2005.
Na comparação de abril de 2015 com o mesmo mês de 2014, a indústria demitiu 177 mil trabalhadores.

Setores e regiões

O setor de produtos alimentícios foi o que mais contratou em abril, com a criação de 19.246 vagas, sendo a maior parte para usinas de açúcar. A indústria de produtos derivados do petróleo e de biocombustíveis também se destacou entre as contratações com 3.634 empregos gerados no mês passado.
Entre as perdas, destaque para o segmento de veículos automotores, com 5.843 demissões, seguido pela indústria de produtos de metal, exceto máquinas e equipamentos, que fechou 3.007 vagas.

Santos

O nível de emprego industrial na Diretoria Regional do CIESP em Santos (região composta por seis municípios) apresentou resultado negativo em abri. A variação ficou em -0,82%, o que significou uma queda de aproximadamente 50 postos de trabalho.

No ano, o acumulado de -4,40% representou queda de cerca de 300 postos. Nos últimos 12 meses, o acumulado é de -6,41% — cerca de 450 vagas a menos.

O índice foi influenciado pelas variações negativas dos setores de Confecção de Artigos do Vestuário e Acessórios (-3,09%); Impressão e Reprodução de Gravações (-2,68%); Produtos Químicos (-1,60%) e Produtos de Metal, exceto Máquinas e Equipamentos (-0,51%), que foram os setores que mais influenciaram o cálculo do índice total da região.

Cubatão

O nível de emprego industrial na Diretoria Regional do CIESP em Cubatão (Cubatão, Guarujá e Bertioga) apresentou resultado negativo no mês passado. A variação ficou em -0,43%, o que significou uma queda de aproximadamente 50 postos de trabalho.

No ano, o acumulado foi de 0,64%, representando um aumento de 100 vagas. Nos últimos 12 meses, o acumulado é de -2,13% — queda de 250 postos.

O índice foi influenciado pelas variações negativas dos setores de Produtos Químicos (-0,62%); Coque, Petróleo e Biocombustíveis (-0,75%) e Produtos de Metal, exceto Máquinas e Equipamentos (-0,62%), que foram os setores que mais influenciaram o cálculo do índice total da região.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

Confira o resultado da +Milionária no concurso 141, nesta quarta (24)

O prêmio é de R$ 176.000.000,00

Praia Grande

PAT de Praia Grande oferta novas oportunidades de emprego

Candidato deve possuir cadastro no PAT de Praia Grande

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter