X
O Santista

Tradição e modernidade nos clubes da Ponta da Praia

Clubes centenários tomam conta da Ponta da Praia. De um lado, o Clube Internacional de Regatas se mantém tradicional. De outro, o Clube de Regatas Vasco da Gama opta pela modernização

Tradição e modernidade nos clubes da Ponta da Praia / Rodrigo Montaldi/DL

Clubes centenários tomam conta da Ponta da Praia. De um lado, o Clube Internacional de Regatas se mantém tradicional. De outro, o Clube de Regatas Vasco da Gama opta pela modernização.

Prestes a completar 120 anos, o Internacional foi fundado em 24 de maio de 1898, quando um grupo de 36 jovens resolveu fundar uma nova agremiação esportiva e social. 

De acordo com o presidente Ricardo Lyra, o Clube Internacional também era conhecido como Vermelhinho da Ponta da Praia e seu primeiro presidente foi João Scott Hayden Barbosa. “O Remo e a Vela foram os primeiros esportes do CIR e a regata, a primeira atividade, até aquela época praticada somente pelo Clube Regatas Santista”, explica. 

A tradição se mantém nos bons resultados dos sócios do clube em diversas competições, como a Semana de Vela de Ilhabela. O esporte de vela é movimentado na região pelo Campeonato Santista de Veleiros das Classes Oceano, promovido pelo Clube.

Na ponta da praia, o Inter é o clube com maior área, 26 mil metros quadrados. No espaço, oferece diversos esportes, instalações e atividades aos associados e seus convidados. 

“Hoje, o Inter oferece 21 atividades físicas, com cursos e escolinhas”, comenta o presidente. “Além disso, 12 esportes representam o Inter em competições Internacionais, Nacionais, Estaduais e Regionais, com destaque para Polo Aquático, Natação, Judô e Basquete”, complementa.

Entre as instalações do Clube estão: campo de futebol de areia; estacionamento; galeria de artes; galeria de troféus; dois ginásios de esportes; quadra de esporte; cinco quadras de tênis; um paredão de tênis; dojo com três áreas; duas quadras de tamboréu; dois parques infantis; piscina semiolímpica; piscina social e deck; sala de sinuca; duas salas de musculação; e dois salões de festas.

Em Guarujá, o Inter possui a Sede Náutica com 24 mil metros quadrados. A Náutica atende cerca de 140 embarcações, entre veleiros, lanchas, jet ski e caiaques. 

“Apesar de se manter tradicional, o clube está sempre modernizando suas instalações”, comenta Ricardo Lyra. “No último ano foi efetuado um retrofit completo no ginásio poliesportivo, com a substituição de piso de concreto por piso flutuante certificado pela CBB, e substituição de tatames do dojo, por tatames certificados pela CBJ”, finaliza.

Ainda este ano, o Clube Internacional de Regatas pretende realizar intervenções no ginásio de esportes e, posteriormente, nas piscinas.

 

Deixe a sua opinião

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

AVANÇOS

Guarujá: Projeto institui Estação de Pesquisa em Santa Cruz dos Navegantes

Projeto transforma o antigo píer de acesso a Santa Cruz de Navegantes em uma moderna estação de pesquisas 

LEVANTAMENTO

Pesquisa: Mais de 75% acreditam que servidor chega à chefia por indicação política

Segundo o Datafolha, 84% dos brasileiros veem a avaliação regular de lideranças do setor público como muito importante

©2021 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software