X

Tradição e modernidade nos clubes da Ponta da Praia / Rodrigo Montaldi/DL

Clubes centenários tomam conta da Ponta da Praia. De um lado, o Clube Internacional de Regatas se mantém tradicional. De outro, o Clube de Regatas Vasco da Gama opta pela modernização.

Prestes a completar 120 anos, o Internacional foi fundado em 24 de maio de 1898, quando um grupo de 36 jovens resolveu fundar uma nova agremiação esportiva e social. 

De acordo com o presidente Ricardo Lyra, o Clube Internacional também era conhecido como Vermelhinho da Ponta da Praia e seu primeiro presidente foi João Scott Hayden Barbosa. “O Remo e a Vela foram os primeiros esportes do CIR e a regata, a primeira atividade, até aquela época praticada somente pelo Clube Regatas Santista”, explica. 

A tradição se mantém nos bons resultados dos sócios do clube em diversas competições, como a Semana de Vela de Ilhabela. O esporte de vela é movimentado na região pelo Campeonato Santista de Veleiros das Classes Oceano, promovido pelo Clube.

Na ponta da praia, o Inter é o clube com maior área, 26 mil metros quadrados. No espaço, oferece diversos esportes, instalações e atividades aos associados e seus convidados. 

“Hoje, o Inter oferece 21 atividades físicas, com cursos e escolinhas”, comenta o presidente. “Além disso, 12 esportes representam o Inter em competições Internacionais, Nacionais, Estaduais e Regionais, com destaque para Polo Aquático, Natação, Judô e Basquete”, complementa.

Entre as instalações do Clube estão: campo de futebol de areia; estacionamento; galeria de artes; galeria de troféus; dois ginásios de esportes; quadra de esporte; cinco quadras de tênis; um paredão de tênis; dojo com três áreas; duas quadras de tamboréu; dois parques infantis; piscina semiolímpica; piscina social e deck; sala de sinuca; duas salas de musculação; e dois salões de festas.

Em Guarujá, o Inter possui a Sede Náutica com 24 mil metros quadrados. A Náutica atende cerca de 140 embarcações, entre veleiros, lanchas, jet ski e caiaques. 

“Apesar de se manter tradicional, o clube está sempre modernizando suas instalações”, comenta Ricardo Lyra. “No último ano foi efetuado um retrofit completo no ginásio poliesportivo, com a substituição de piso de concreto por piso flutuante certificado pela CBB, e substituição de tatames do dojo, por tatames certificados pela CBJ”, finaliza.

Ainda este ano, o Clube Internacional de Regatas pretende realizar intervenções no ginásio de esportes e, posteriormente, nas piscinas.

 

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

Baixada Santista confirma sétima morte por dengue

A vítima é uma mulher de 49 anos, que morreu no último dia 3

Santos

Pacientes com câncer estão tendo cirurgias suspensas em Santos

Denúncia foi feita pela vereadora Audrey Kleys (Novo) durante a 22ª Sessão Ordinária da Câmara de Santos nesta terça-feira (23)

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter