X

Mais DL

Varsóvia, um lugar para viver e reviver

Lembrando as aulas de Geografia, Varsóvia é maior cidade da Polônia e fica às margens do Rio Vístula e sede de grandes indústrias, instituições de ensino superior, além de ser importante centro comercial e cultural

Da Reportagem

Publicado em 25/06/2017 às 16:30

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Injustamente, a Polônia só é lembrada quando se fala do saudoso Papa João Paulo II, ou quando estudamos a Segunda Guerra Mundial e assim o país parece ficar como sendo uma das últimas opções quando o assunto é turismo. Na verdade, a sua capital, Varsóvia, reserva muitas surpresas. 

A região também ganhou fama na II Guerra Mundial por ter sido alvo da invasão nazista que instalou um gueto aprisionando quase 500 mil judeus. Após a Resistência Polonesa, a cidade foi dizimada e reconstruída depois da guerra com a ajuda internacional. 

Passado difícil e marcado pela tenacidade do povo polonês lembrado através de vários monumentos espalhados por Varsóvia. A capital da Polônia possui ainda muitas igrejas que dão banho de cultura nos turistas. Vale lembrar a Catedral de São João, construída no Século XVI, em estilo gótico e a Igreja de Santa Cruz, que foi reconstruída no Século XVI.

Falando dos monumentos, vale à pena conferir aquele que é dedicado aos heróis do Gueto de Varsóvia e aos da Resistência Polonesa, o monumento dedicado a Nicolau Copérnico e outro ao compositor Chopin. 

O Palácio da Cultura e Ciência, construído em 1955 merece atenção especial, o prédio é considerado o mais alto da Polônia e abriga centro de exposições, salas de conferências, escritórios, cinemas, teatros e livrarias. É um ponto badalado da cidade.  

O último rei da Polônia foi Estanislau II e sua Residência de Verão, construída em 1680, virou atração turística fazendo parte do Centro Histórico de Varsóvia, que é inscrito na UNESCO como patrimônio da humanidade. 

O Palácio Branicki leva o nome da família que o comprou nos idos do Século XIX e tem uma bonita história. A construção foi parcialmente destruída durante a II Guerra e reconstruída em 1967; em sua decoração existem quadros de Bernardo Belotto e atualmente abriga o Museu de Literatura.  

O Castelo Real de Varsóvia é símbolo da soberania polonesa. Desde o Século XVI, os gabinetes pessoais dos reis e gabinetes administrativos estiveram ali localizados. O imponente prédio fica bem na entrada da chamada Cidade Velha. Ao longo da história, o palácio sofreu várias invasões tendo sido saqueado inúmeras vezes, mas resistiu e a sua estrutura original sofreu algumas modificações, mas sem perder a imponência e importância. Atualmente abriga o Museu Nacional. 

Atrações interessantes, a cidade tem, mas onde se hospedar? Varsóvia é servida por uma confortável gama de hotéis, alguns pertencentes às redes internacionais que oferecem luxo e conforto em apartamentos de vários preços. Populares também são os albergues para a juventude que oferecem cama e café de manhã a preços bem convidativos. Estes são lugares bem animados, geralmente procurados por um público mais jovem e também por aqueles que gostam de animação. 

A gastronomia é um capítulo à parte. Tem pratos para todos os gostos e para todos os bolsos. Come-se desde a tradicional comida local até iguarias da cozinha internacional.

Imperdível mesmo são os restaurantes tradicionais situados nos prédios históricos. Alguns deles finalizam o menu às vistas do cliente. Nestes locais, se come o melhor da cozinha polonesa, destacando-se as sopas servidas sobre pães perfumados e saborosos; arenque preparado na hora; pierog, uma espécie de ravióli; “stek tartar”, carne finamente picada e temperada com ingredientes especiais; e para finalizar, pastéis de papoula. Isto para citar apenas algumas opções. 

A cidade tem movimentada vida noturna. Além dos restaurantes e bares que costuma lotar de gente alegre e risonha, tem vários clubes de jazz, tidos como os melhores da Europa, cassinos e teatros, todos oferecendo algum tipo de espetáculo. 

Gostou? Planeje suas férias, se informe numa agência de turismo e faça as suas reservas.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Santos

'Virada da Maturidade' começa nesta quinta (25), em Santos; veja programação

Santos

Grupo Soweto está entre atrações de maio do Sesc de Santos

Shows do próximo mês já começam com apresentação do grupo Fat Family; confira a programação

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter