Usafa Las Palmas promove chá da tarde para mulheres

Atividade ofereceu palestra e massagem, além de ter tirado dúvidas a respeito do câncer de mama

Comentar
Compartilhar
18 NOV 201315h53

A Unidade de Saúde da Família (Usafa) Jandui de Souza Moreira (Jardim Las Palmas) iniciou o mês de novembro com uma atividade especial para as mulheres da comunidade. Um chá da tarde foi oferecido às munícipes, além de massagem relaxante, palestra sobre alimentos saudáveis para mulheres e informações a respeito do autoexame para prevenção ao câncer de mama. A ação foi promovida pela Secretaria Municipal de Saúde e contou com a parceria de empresas do Município.

A gerente da Usafa Jardim Las Palmas, Karina Paixão, explica que a equipe buscou parcerias e trabalhou no evento visando a educação das mulheres, para que estejam informadas. “Trabalhamos na prevenção e promoção da saúde, por isso essa programação que envolve não somente a informação, mas também um momento de relaxamento. Tudo isso proporciona qualidade de vida para elas, e é isso que buscamos.”

A atividade começou com a palestra da nutricionista, Ingrid Ruas Mannerick, que falou de alimentos que ajudam a prevenir o câncer de mama, como azeite, frutas vermelhas, atum e tomate, além de soja e linhaça que podem ser consumidas para a prevenção do câncer do colo do útero. Segundo a nutricionista, a ingestão de alimentos saudáveis pelas mulheres é importante para que tenham uma melhor qualidade de vida.

A equipe da Unidade aproveitou o momento para, mais uma vez, lembrar as mulheres da importância do autoexame e ensinaram a maneira correta de fazê-lo. As enfermeiras da Usafa lembraram que estão à disposição diariamente para ajudar as mulheres no que for necessário para a prevenção e o cuidado com sua saúde.

Após degustar o chá da tarde oferecido pela Unida de Saúde, composto por produtos saudáveis, as pacientes tiveram um momento de relaxamento. Alunos do curso de estética corporal do Centro de Atividades Educacionais e Comunitárias (Caec) Isabel Ortega (Avenida Manoel da Cruz Michael, 333 – Santa Rosa) ofereceram sessões de massagem às pacientes. A atividade foi encerrada com o sorteio de brindes para as mulheres, oferecidos pelos parceiros da Unidade.

A dona de casa Edna Cardoso Fernandes aprovou a iniciativa e aproveitou a atividade ao máximo. “Estou saindo relaxada depois dessa massagem, pronta para curtir o fim de semana. A equipe da Usafa é maravilhosa e a realização de um encontro como esse é importante para a interação com eles e a divulgação da causa, porque temos que nos cuidar.”

Para a secretária de Coordenação Governamental, Eliane Ribeiro dos Santos Silva, a iniciativa da Usafa é de suma importância para a comunidade. “É um trabalho humanizado, de cuidado com o outro. A equipe está colocando em prática o olhar ao próximo e o que é preconizado nas Usafas, que é a prevenção à saúde.”