Continua depois da publicidade
Uma nova técnica adotada em Guarujá está transformando a qualidade do ensino infantil na Cidade. Com o intuito de garantir o desenvolvimento das crianças da Educação Infantil Municipal (Neim), a Prefeitura de Guarujá trocou os berços por colchões, em 14 NEIMs, em 2013. A proposta reflete no desempenho da criança respeitando o seu tempo de desenvolvimento.
O reflexo da iniciativa é apresentado no comportamento das crianças. Com a garantia da tranquilidade, possibilitando o crescimento de forma mais espontânea e ágil do seu desenvolvimento corporal. E o Neim Albert Sabin (Avenida Mário Daige, 1555 – Jardim Boa Esperança, Vicente de Carvalho) é um exemplo. Na unidade, as crianças têm liberdade e autonomia para aprenderem e conquistar o seu espaço.
Continua depois da publicidade
Supervisionado pelas educadoras, os aluninhos descobrem o mundo, e se cansarem, é só correr para o colchão e tirar um cochilo, para recuperar a sua energia e retornar às suas atividades. Segundo a orientadora de ensino da Unidade, Vanessa Menezes dos Santos, a troca dos berços pela nova alternativa valorizou o espaço. A substituição do berço pelo colchão permite que a criança deite na hora que sentir vontade, e que brinque em um ambiente acolhedor.
Continua depois da publicidade
“Temos a preocupação de fazer o melhor para os nossos alunos. Subiu o nível. Eles se expressam mais e exploram o conhecimento do mundo”, comenta a orientadora. A educadora Maria Aparecida Vieira da Silva também aprovou a substituição. “As crianças ficaram mais ágeis, movimentos flexíveis com todo o ambiente”.
A iniciativa seguiu o exemplo da cidade de Jundiaí, quando uma equipe técnica da Secretaria de Educação realizou visitações para o aprofundamento teórico, com pesquisas que subsidiaram e comprovaram a eficácia da transformação. A primeira experiência foi no NEIM Suely Maria da Silva Kida, (Avenida Rio Solimões, s/nº – Jardim Umuarama) no Perequê.
Para a secretária de Educação de Guarujá, Priscilla Bonini, as ações têm o intuito de garantir à criança muito mais liberdade dentro do ambiente escolar. “Na nossa concepção entendemos que a substituição contribui de maneira bastante positiva o desenvolvimento da criança. A partir desta técnica (colchão), os educadores estão na mesma linha que a crianças. Além disso, é um ato que cria também a proximidade e confiança entre o professor e os nossos pequenos alunos”.
Continua depois da publicidade
De acordo com a diretora da Educação Infantil da Seduc, Renata Coghe Carlos, a equipe ficou muito animada com o resultado. “Convidamos todos os diretores dos núcleos para conhecerem a proposta na prática. Todos se encantaram com a observação do ambiente do berçário transformado”, revela. “O contato com as educadoras também acontece de forma mais afetiva, pois elimina as barreiras existentes nos berços”.
Para a coordenadora Pedagógica dos núcleos na Seduc, Edna da Silva Costa, a interação com o ambiente favorece a descoberta e aprendizagem, tornando o local um ambiente com caráter desafiador, oferecendo ainda obstáculos educacionais. “Todos os objetos e materiais propiciam experiências e descobertas para o desenvolvimento da primeira infância”.
O próximo passo é aplicar a iniciativa nos Núcleos de Educação Infantil Conveniados (NEIC). A Coordenadora Pedagógica dos NEICs, Sandra Bueno, passará a proposta para garantir o melhor desenvolvimento para todas as crianças. “Os pais terão a certeza que seus filhos receberão educação de qualidade, buscando o melhor desenvolvimento”.
Continua depois da publicidade