Continua depois da publicidade
Há espaço para melhores condições de vida no mundo de hoje? Esta pergunta permeia todo o espetáculo circense ‘Os Desclassificados’, de Os Panthanas – Núcleo de Pathifarias Circenses de Santos.
Fruto de criação coletiva de Junior Brassalotti, Pablo Bailoni e Sidney Herzog, a obra santista será apresentada gratuitamente hoje, às 16 horas, nas escadarias do Monte Serrat.
“’Os Desclassificados’ trata através do riso a questão do desemprego e da precarização do mercado de trabalho, em especial dos palhaços”, afirma Júnior Brassalotti.
Ele também destaca que o tom cômico das cenas são baseadas na convivência do grupo. “Usamos referências literárias e teatrais para a construção da dramaturgia, mas ele é pensado mais num roteiro para deixar o jogo aberto para improvisos”, permitindo o público a participar das sequências do espetáculo.
Nesta relação estabelecida com o espectador, o trio mambembe utiliza de malas e poucos adereços, como viajantes que levam seu circo itinerante. A repercussão da peça é marcante para Junior Brassalotti. “Em Guarujá, até recebemos ‘moedadas’ na testa quando fomos passar o chapéu”, diz entre risos.