X

Casa

Treegonometria

Como montar a árvore de Natal perfeita

Publicado em 08/12/2014 às 14:25

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Por; João Villela

Eu sou vidrado em design, isso todo mundo sabe. O que a maioria não sabe, é que, quando tinha 19 anos, dava aulas de matemática, física e desenho técnico. Talvez por isso, acredito que o design perfeito é matematicamente calculável.

Desta forma, é possível calcular a árvore de natal perfeita. Primeiro a árvore: a base deve ter, pelo menos, 1/3 da altura e o número de galhos, para uma árvore bem cheia, deve ter a proporção de 7 vezes a altura da árvore, em centímetros.

Quanto ao número de bolas, a conta é um pouco mais complicada. Extraia a raiz quadrada de 17, divida o resultado por 20 e multiplique a altura da árvore em centímetros. O diâmetro das bolas é mais fácil, basta dividir a altura da árvore por 20. Para as luzes natalinas, multiplique π (3,14) pela altura da árvore.

Assim, para uma árvore de 180 centímetros, você usará 37 bolas com 9 centímetros cada e cerca de 565 centímetros de luzes. O restante você pode usar sua criatividade, usando pelúcias e os enfeites que mais gostar.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Coluna

Professores de Santos lutam por reajuste salarial e outros assuntos

Comissão da Câmara dos Deputados aprova projeto de lei que prevê transporte porta a porta gratuito para pessoas com severa dificuldade de locomoção

Em breve!

Hospital Pediátrico da Zona Noroeste de Santos ficará pronto em 15 meses

O hospital terá seis pavimentos.  Ainda será erguida uma escola, uma quadra poliesportiva e um campo de futebol

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter