Travessia 14 Bis entra para o calendário de eventos de Guarujá

Esse ano a prova será realizada no dia 30 de novembro, a organização alerta sobre uma importante mudança: a inversão da largada e chegada, a largada será próximo ao Forte São João, em Bertioga e a chegada na Base Aérea

Comentar
Compartilhar
21 NOV 201311h45

Na presença do Major Aviador Comandante Alexandre Jannuzzi Peçanha, a prefeita Maria Antonieta de Brito oficializou a inserção da maratona aquática Travessia 14 Bis, no calendário de eventos de Guarujá. A ação é resultante do projeto de lei do vereador Nelson Filho, aprovado por unanimidade e sancionada pela chefe do Executivo.

“Estou muito feliz com a iniciativa. É um gesto que representa a relação de afetividade entre nós guarujaenses e a Base Aérea. A consolidação de uma nova parceria que precisa ser fortalecida em relação a Base. Essa é uma travessia tradicional, feita há mais de 40 anos, que pode ganhar contornos turísticos”, declarou a prefeita Antonieta.

Esse ano a prova será realizada no dia 30 de novembro, com a chegada dos atletas às 6 horas, porém a largada às 8h30. A organização alerta sobre uma importante mudança: a inversão da largada e chegada. Ao contrário dos anos anteriores a largada será próximo ao Forte São João, em Bertioga e a chegada na Base Aérea.

Travessia 14 Bis (Foto: Pedro Rezende/PMG)

O Comandante explicou que a mudança, assim como a definição data e horário da prova está ligada á maré. A Travessia Aquática 14 Bis é a maior e mais tradicional prova de seu gênero no Brasil. São 24 km de extensão, conduzida nas águas do Canal de Bertioga – o canal que separa Guarujá e o continente – a prova teve sua primeira edição no ano de 1970, numa aventura considerada ousada para a época.

“Nós acreditamos que a Travessia 14 Bis tem capacidade de ampliação devido a ser um das mais importantes do País. Defendemos a criação de um projeto piloto para que nos próximos anos seja um fomento para o turismo. É importante que a Base permaneça e cresça junto com a Cidade. A luta pelo Aeroporto fortaleceu ainda mais a relação da Base e o Município. Espero que o próximo comando tenha essa mesma percepção de estreitar ainda mais essa relação” disse o Major Jannuzzi, que estará deixando o comando da Base Aérea até o final do ano.

O vereador Nelson Filho, autor da lei, lembrou que por quatro anos ‘serviu’ à Base Aérea e sabe a importância da prova para o esporte do Município. “Foi um ato de admiração. Como jornalista esportivo temos consciência da importância da Travessia e a prova não poderia passar despercebida”.

Historicamente, a prova é organizada ao longo destas quatro décadas pelo Comando da Aeronáutica do Núcleo da Base Aérea de Santos, com apoio da Praticagem de Santos, das Prefeituras de Guarujá e Bertioga, da Marinha do Brasil, do Clube de Nadadores de Maratonas Aquáticas (NAMAN) e de um forte esquema voluntariado composto por outras academias e nadadores que contribuem espontaneamente para sua realização.

Ambiental – Um dia antes da prova, a Secretaria de Meio Ambiente e a Unidade de Presença Política da Prefeitura de Guarujá estarão promovendo uma ação de limpeza e conscientização ambiental em parte do Canal, com objetivo de aliar a prova e importância da conscientização ambiental. O Município de Bertioga apoiará a ação.