X

Notícias

Travessia 14 Bis entra para o calendário de eventos de Guarujá

Esse ano a prova será realizada no dia 30 de novembro, a organização alerta sobre uma importante mudança: a inversão da largada e chegada, a largada será próximo ao Forte São João, em Bertioga e a chegada na Base Aérea

Publicado em 21/11/2013 às 11:45

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Na presença do Major Aviador Comandante Alexandre Jannuzzi Peçanha, a prefeita Maria Antonieta de Brito oficializou a inserção da maratona aquática Travessia 14 Bis, no calendário de eventos de Guarujá. A ação é resultante do projeto de lei do vereador Nelson Filho, aprovado por unanimidade e sancionada pela chefe do Executivo.

“Estou muito feliz com a iniciativa. É um gesto que representa a relação de afetividade entre nós guarujaenses e a Base Aérea. A consolidação de uma nova parceria que precisa ser fortalecida em relação a Base. Essa é uma travessia tradicional, feita há mais de 40 anos, que pode ganhar contornos turísticos”, declarou a prefeita Antonieta.

Esse ano a prova será realizada no dia 30 de novembro, com a chegada dos atletas às 6 horas, porém a largada às 8h30. A organização alerta sobre uma importante mudança: a inversão da largada e chegada. Ao contrário dos anos anteriores a largada será próximo ao Forte São João, em Bertioga e a chegada na Base Aérea.

Travessia 14 Bis (Foto: Pedro Rezende/PMG)

O Comandante explicou que a mudança, assim como a definição data e horário da prova está ligada á maré. A Travessia Aquática 14 Bis é a maior e mais tradicional prova de seu gênero no Brasil. São 24 km de extensão, conduzida nas águas do Canal de Bertioga – o canal que separa Guarujá e o continente – a prova teve sua primeira edição no ano de 1970, numa aventura considerada ousada para a época.

“Nós acreditamos que a Travessia 14 Bis tem capacidade de ampliação devido a ser um das mais importantes do País. Defendemos a criação de um projeto piloto para que nos próximos anos seja um fomento para o turismo. É importante que a Base permaneça e cresça junto com a Cidade. A luta pelo Aeroporto fortaleceu ainda mais a relação da Base e o Município. Espero que o próximo comando tenha essa mesma percepção de estreitar ainda mais essa relação” disse o Major Jannuzzi, que estará deixando o comando da Base Aérea até o final do ano.

O vereador Nelson Filho, autor da lei, lembrou que por quatro anos ‘serviu’ à Base Aérea e sabe a importância da prova para o esporte do Município. “Foi um ato de admiração. Como jornalista esportivo temos consciência da importância da Travessia e a prova não poderia passar despercebida”.

Historicamente, a prova é organizada ao longo destas quatro décadas pelo Comando da Aeronáutica do Núcleo da Base Aérea de Santos, com apoio da Praticagem de Santos, das Prefeituras de Guarujá e Bertioga, da Marinha do Brasil, do Clube de Nadadores de Maratonas Aquáticas (NAMAN) e de um forte esquema voluntariado composto por outras academias e nadadores que contribuem espontaneamente para sua realização.

Ambiental – Um dia antes da prova, a Secretaria de Meio Ambiente e a Unidade de Presença Política da Prefeitura de Guarujá estarão promovendo uma ação de limpeza e conscientização ambiental em parte do Canal, com objetivo de aliar a prova e importância da conscientização ambiental. O Município de Bertioga apoiará a ação.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Polícia

Homem bate em companheira grávida e é preso em Bertioga

A denúncia foi feita pela mãe da vítima, que tem 18 anos.

Santos

Hospital Pediátrico da Zona Noroeste deve finalmente sair do papel

O hospital terá a área térrea e mais cinco pavimentos. No imóvel em que ele será construído ainda será erguida uma escola e uma quadra poliesportiva

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter