Tom Hanks é um dos favoritos ao Oscar de Melhor Ator

Atuação em Capitão Phillips pode lhe render a sexta indicação ao prêmio mais cobiçado da Academia

Comentar
Compartilhar
11 NOV 201303h37

Tom Hanks é um dos favoritos à indicação ao Oscar de Melhor Ator por seu papel no filme Capitão Phillips. O longa está em cartaz nos cinemas brasileiros e é baseado na história real do capitão do navio cargueiro Maersk Alabama, Richard Phillips, sequestrado por piratas somalis, em 2009. O roteiro do filme foi inspirado no livro de memórias  escrito pelo próprio Richard Phillips.

Hanks é um dos atores mais carismáticos e consagrados de Hollywood. Se for escolhido será a sua sexta indicação ao Oscar de Melhor Ator.

Tom Hanks já faturou duas estatuetas da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas. O papel de um advogado homossexual demitido por ser portador do vírus da Aids em Filadélfia (1993) lhe rendeu o seu primeiro Oscar de Melhor Ator. O segundo Oscar veio no ano seguinte por sua atuação brilhante em Forrest Gump (1994).

Tom Hanks como o capitão Phillips, feito refém por piratas somalis. O filme está em cartaz nos cinemas (Foto: Divulgação)

Hanks também foi indicado ao Oscar na categoria de Melhor Ator por Quero Ser Grande (1988), O Resgate do Soldado Ryan (1998) e Náufrago (2000).

Ao longo de sua carreira, Tom Hanks recebeu uma série de prêmios e indicações: BAFTA (Reino Unido) - indicado na categoria de Melhor Ator Principal por Forrest Gump (1994), O Resgate do Soldado Ryan (1998) e Náufrago (2000).

Venceu o Globo de Ouro (EUA) nas categorias de Melhor Ator -Drama por Filadélfia (1993), Forrest Gump (1994) e Náufrago (2000), e de Melhor Ator-Comédia ou Musical por Quero ser Grande (1988).

Ainda no Globo de Ouro foi indicado nas categorias de Melhor Ator - Drama por O Resgate do Soldado Ryan (1998), Melhor Ator - Comédia ou Musical por Sintonia de Amor (1993) e Jogos de Poder (2007).

Hanks também venceu o prêmio do cinema norte-americano SAG Awards na categoria de Melhor Ator Principal por Forrest Gump (1994), e recebeu indicação de Melhor Ator Principal por O  Resgate do ?Soldado Ryan (1998) e Náufrago (2000).

No Festival de Berlim, na Alemanha, Hanks faturou o prêmio de Melhor Ator por Filadélfia (1993).

A Academia só deverá anunciar as listas de indicados ao Oscar a partir de janeiro. A maior festa mundial do cinema será realizada no dia 2 de Março, em Los Angeles.