X

Mais DL

Supermancadas!

Quem acompanha quadrinhos de super-heróis há muito tempo sabe que a maioria deles está, também, muito antiga

Da Reportagem

Publicado em 11/06/2017 às 18:30

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Superman é de 1938, Batman, de 1939 e um dos mais novos, o Homem-aranha, já tem quase 60 anos! Isso transforma a tarefa dos roteiristas num desafio quase sem fim mas, muitas vezes, também numa sucessão de ideias bizarras e algumas “mancadas” imperdoáveis.

Uma delas, sem dúvida, foi dividir o Superman em dois, um azul e um vermelho, ambos com poderes elétricos e dividindo também os outros poderes que o Super já tinha. A “invenção” se dá nos anos 90 e, dizem, era uma homenagem à alguma das obscuras histórias muito “criativas” da chamada Era de Prata. Pior que isso, só a ideia de John Byrne de colocar o Superman para fazer um filme pornô com a Grande Barda. Mas, isso é tão bizarro que não vou nem comentar.

Batman também não escapa de fases complicadas e com ideias ruins. E até nas mãos de gente do talento de Frank Miller. Um exemplo é a recente série Cavaleiro das Trevas III – a raça superior, em que um Batman envelhecido e parcialmente aleijado precisa encarar nada menos do que um exército de Supermen. Se a ideia original, de o Cavaleiro das Trevas dos anos 90, em que um Batman velho dava uma surra memorável no Superman já era forçada, a desta nova série é uma supermancada mesmo. Pior que essa ideia, só se fosse num filme do Zack Snyder.

Wolverine também foi um dos super-heróis que mais sofreu nas mãos dos roteiristas. Depois de se popularizar na histórica fase dos X-Men feita por Chris Claremont e John Byrne, o baixinho mais invocado da Marvel passou por poucas e boas: ficou sem o adamantium (metal que reveste todos o seu esqueleto), teve suas famosas garras reduzidas à ossos, virou um animal sem capacidade de raciocínio, perdeu uma das mãos e, pasmem, por ideia de algum artista talentoso, ficou até sem nariz! Mais uma mancada que devemos aos inesquecíveis anos 90...

O popular amigão da vizinhança, o Homem-aranha também sofreu bastante e não só por ter tido muitas tragédias na vida, como as mortes de seu tio, Ben Parker, ou de sua eterna namorada Gwen Stacy. Ele foi um dos poucos personagens que teve uma saga inteira feita de mancadas: a saga do clone, onde Peter Parker não era Peter Parker, mas sim um clone e acabou gerando um Homem-aranha escarlate (Ben Reilly) e um vilão (Kaine), todos, na verdade, clones de Parker. Uma confusão dos diabos. 

Essa, talvez, seja a mãe de todas as mancadas, uma vez que muitos fãs de carteirinha do escalador de paredes simplesmente deixaram de acompanhar as aventuras do herói. Pois é, nem todas as mancadas da indústria dos quadrinhos são desculpáveis.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Diário Mais

Maior reservatório de água do Hemisfério Sul fica na Baixada Santista; conheça

O Reservatório-Túnel Santa Tereza/Voturuá foi construído há 35 anos e abastece Santos e São Vicente. Veja fotos

Polícia

Procurado por furtos a condomínios de luxo em Santos é preso

O suspeito foi apontado como um dos participantes de furtos em apartamentos no Gonzaga, Boqueirão e Embaré em 2023

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter