X

Cotidiano

SIMA abre inscrições para formar grupos setoriais do Litoral Norte e da Baixada Santista

Cadastramento on-line para sociedade civil organizada, uma das etapas do processo de composição dos grupos, vai até 20 de outubro

Da Reportagem

Publicado em 01/10/2021 às 16:42

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Os planos de trabalho a serem desenvolvidos junto aos Grupos Setoriais preveem ações relacionadas ao Zoneamento Ecológico-Econômico Costeiro (ZEEC) e sua relação com os Planos Diretores municipais / DIVULGAÇÃO

A Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado (SIMA)  dá início ao processo de formação dos Grupos Setoriais do Litoral Norte e da Baixada Santista para os biênios 2021-2023. Os grupos são fóruns de discussão e desenvolvimento dos trabalhos do Gerenciamento Costeiro (GERCO), compostos por representantes do Estado, prefeituras e sociedade civil.

Para isso está aberto o cadastramento on-line da sociedade civil organizada, uma das etapas do processo de composição dos grupos. São nove vagas titulares (e nove suplentes) para a Baixada Santista e outras oito titulares (e oito suplentes) para o Litoral Norte. As inscrições vão até 20 de outubro de 2021.  

As entidades interessadas devem ter, pelo menos, um ano de existência formal, comprovar a atuação na área de abrangência escolhida e enviar documentação exigida nos respectivos editais, já disponíveis para download no site da Secretaria. Após o cadastramento, o processo de escolha das entidades passará ainda pelas seguintes fases:

  • Anúncio das entidades/esferas de atuação, credenciados para a eleição e;
  • Eleição dos membros do Grupo Setorial por esfera de atuação, prevista para novembro de 2021.

Os planos de trabalho a serem desenvolvidos junto aos Grupos Setoriais preveem ações relacionadas ao Zoneamento Ecológico-Econômico Costeiro (ZEEC) e sua relação com os Planos Diretores municipais, assim como a elaboração de sistema de informação, monitoramento e controle para acompanhar a dinâmica de desenvolvimento dos territórios.

Também estão previstos desenvolvimentos de Planos de Ação e Gestão ligados às diretrizes de conservação, saneamento e ocupação estabelecidas pelo ZEEC, e o Mapeamento de Serviços Ecossistêmicos para valoração dos ativos ambientais do litoral.

Nos setores Vale do Ribeira e Complexo Estuarino-Lagunar Iguape e Cananeia, o Governo de SP implanta o programa Vale do Futuro, que busca fomentar o desenvolvimento sustentável na região com forte componente social.

Além disso, no Complexo Estuarino os esforços da SIMA estão voltados para a finalização e aprovação do Plano de Manejo da Área de Proteção Ambiental Ilha Comprida (APAIC), como um instrumento de gestão costeira estratégico para a região.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e mantenha-se bem informado: https://bit.ly/diariodolitoral

 

Reformulação do portal do GERCO

A SIMA  lançou recentemente o novo portal do Gerenciamento Costeiro (GERCO), que reúne informações para subsidiar a gestão do litoral paulista. O site também apresenta, de forma dinâmica e simplificada, a base legal e os instrumentos de gestão da política costeira. O GERCO visa a melhoria da qualidade ambiental e de vida da população, além do desenvolvimento sustentável da região.

Na Secretaria, a política de gerenciamento costeiro é conduzida pela Coordenadoria de Planejamento Ambiental (CPLA) e conta como apoio das coordenadorias de Fiscalização e Biodiversidade (CFB), de Recursos Hídricos (CRHi), além da Fundação Florestal (FF).

Considerando os diversos desafios e complexidades da região costeira, que se destaca pela interação entre mar e terra, pela diversidade de ecossistemas e de atividades econômicas, o site ainda foi construído com o objetivo de articular os diversos fóruns e trabalhos desenvolvidos no litoral do estado, como a gestão de Unidades de Conservação, os Programas Vale do Futuro e Litoral Sustentável, e o Plano Estratégico de Monitoramento e Avaliação do Lixo no Mar (PEMALM).

Ainda no portal também estão reunidos depoimentos sobre a história do Gerenciamento Costeiro e a importância de seus instrumentos. Ainda é possível conferir fotografias e desenhos do litoral. Acesse o link para o portal do GERCO.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Guarujá

TRF-3 determina arquivamento de inquérito e devolução de bens de Suman

Também foi determinada a revogação das medidas cautelares ainda em vigor de todos os investigados

Cubatão

105 escrituras definitivas são entregues a moradores da Vila Natal, em Cubatão

Evento faz parte do processo de regularização fundiária que vem sendo implementado no município desde 2017

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter