X

Mais DL

Serei campeão do mundo!

Xeque-Mate teve o privilégio de entrevistar o brasileiro que se tornou referência no Xadrez em nível mundial

Da Reportagem

Publicado em 02/04/2017 às 15:00

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Para o leitor que não conhece essa personalidade, nem se acostumou às maravilhas do que os especialistas consideram como “jogo-ciência”, falar de Henrique da Costa Mecking, o Mequinho, ídolo de várias gerações, é comparar seus feitos a outros expoentes brasileiros do mundo esportivo como Ayrton Senna, Maria Esther Bueno, Pelé, Guga, Eder Jofre e Hortência.
Na música de Raul Seixas, Super-Heróis, ele foi homenageado no trecho, “Quem que no Brasil não reconhece o grande trunfo do xadrez. Saí pela tangente disfarçando uma possível estupidez. Corri para um cantinho pra dali sacar o lance de mansinho. (adivinha quem era? Mequinho!)”.
Seu currículo é respeitável: duas vezes campeão brasileiro (em uma delas, com apenas 13 anos de idade); bicampeão sul-americano; vencedor por duas vezes do Interzonal – torneio que qualifica à disputa do Campeonato Mundial.   
Esteve sumido por longo tempo, é verdade, mas agora promete se dedicar integralmente aos estudos táticos e teóricos do xadrez, com o claro objetivo de retomar a colocação no grupo de elite porque acredita recuperado de doença, raríssima, que quase o levou a óbito: a miastenia gravis. Trata-se de uma patologia caracterizada por fraqueza generalizada dos músculos, que impede o paciente de se locomover.
Apesar da gravidade, Mequinho é pessoa disciplinada e otimista seguindo à risca o tratamento médico prescrito. E isso o faz pensar em 80% de recuperação, o que já o credencia a disputar os principais torneios no Brasil e pelo mundo.
Mequinho, hoje, não ocupa mais as primeiras posições no ranking mundial, mas ainda é temido pelos seus adversários.
Nos últimos dez anos, enfrentou jogadores fortíssimos e não decepcionou, vencendo-os, embora admita que pudesse atingir melhor desempenho não fossem os sintomas dessa moléstia que ainda o atormentam. Ele está radicado, atualmente, em Piracicaba, cidade do interior de São Paulo.
Além de enxadrista, Mequinho é teólogo. Sua fé incondicional o impulsiona para o sucesso no futuro, quando diz, sem pestanejar: “SEREI CAMPEÃO DO MUNDO!”

 

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

Troca de tiros em Praia Grande deixa um ferido

O caso aconteceu na área de mata do bairro Quietude, próximo da Rua Amilca Esteves

Diário Mais

Maior reservatório de água do Hemisfério Sul fica na Baixada Santista; conheça

O Reservatório-Túnel Santa Tereza/Voturuá foi construído há 35 anos e abastece Santos e São Vicente. Veja fotos

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter