Arquiteta

Segredo das Eletrofitas

A ligação elétrica inteligente

Publicado em 05/06/2014 às 15:28

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Continua depois da publicidade

Quebrar uma parede nova e recém pintada para aumentar o número de tomadas ou de pontos de iluminação não é uma prática agradável, embora às vezes seja necessária. Foi pensando nesse tipo de situação que o administrador de empresas John Davies desenvolveu no Brasil a Eletrofitas, um conceito semelhante a um produto conhecido e utilizado nos Estados Unidos e na Europa como Undercarpet,   que usa cabos planos e paralelos para a condução de eletricidade. Os componentes de um sistema Eletrofitas podem custar mais que os de uma instalação usual (eletrodutos, caixas, condutores isolados), contudo, não há gastos com pedreiro para quebra, reconstrução e acabamento da parede.
           
A solução perfeita para instalações elétricas sem quebrar paredes. Eletrofitas são condutores elétricos de alta tecnologia, que em forma de fita auto-adesiva, podem ser aplicadas a paredes, divisórias, drywall, lajes, tetos e pisos de maneira rápida e prática, sem deixar relevos nas superfícies. Com resistente revestimento isolante de policarbonato sobre ambas as faces, as lâminas de metal condutor possuem ampla superfície, otimizando o fluxo de eletricidade e dissipação de calor. Uma Eletrofita pode ser aplicada tanto na ampliação de instalações existentes, através da utilização dos conectores próprios, como para reformas de prédios ou redistribuição dos pontos de tomadas. A distribuição interna de toda a rede elétrica pode ser executada também em prédios novos, sobre paredes acabadas ou não e sob pisos e azulejos. Em prédios alugados, onde não se deseja quebrar paredes para fazer instalações temporárias, o uso da Eletrofitas é ideal, pois a sua remoção é simples, possibilitando a restituição do imóvel nas suas condições originais. Eletrofitas, depois de aplicadas, podem ser ocultadas sob papel de parede ou com pintura, na mesma tonalidade da superfície. Aceitam massa e tinta, tornando-se assim totalmente invisíveis. Uma tela de fibra de vidro garante proteção mecânica contra impactos. Consulte a linha de produtos e acessórios disponíveis. Fabricadas por processo não poluente, com materiais de alta qualidade e 100% recicláveis, Eletrofitas são produtos ecologicamente corretos e o seu processo de instalação não produz poeiras ou vapores nocivos à saúde.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Quebrar uma parede nova e recém pintada para aumentar o número de tomadas ou de pontos de iluminação não é uma prática agradável, embora às vezes seja necessária (Foto: Divulgação)

Instruções de Instalação:
1) Medir a distância entre a fonte e o destino da ligação elétrica a ser instalada.
2) Riscar com um lápis ou giz, a trajetória da ligação e adquirir a metragem necessária para a ligação, com 10 cm a mais em cada ponta para as conexões. Observar também a capacidade desejada em Ampéres e os conectores adequados.
3) Desligar sempre a chave geral antes realizar quaisquer serviços de eletricidade.
4) Examinar a superfície onde se deseja aplicar a Eletrofita:
Superfícies lisas : Devem estar secas e livres de poeira, graxa, óleo etc.
Superfícies ásperas : Recomendável passar uma lixa fina para remover caroços e pontas.
Superfícies porosas (Concreto aparente, pintura à cal etc.) : passar antes verniz impermeabilizante apropriado como base.
Superfícies rugosas (Tijolos, blocos crus, chapiscos, etc): Passar uma espátula para remover as pontas mais salientes; Passar massa acrílica somente no trajeto da ligação, ao mesmo tempo aplicando a Eletrofita sobre a massa mole e removendo o papel protetor. Após a secagem da massa, a Eletrofita estará fixa, podendo ser aplicado qualquer outro acabamento sobre ela (argamassa, massa corrida, textura etc.).
Superfícies úmidas com tinta descascando : Não recomendamos a aplicação de Eletrofitas, sem antes fazer os reparos necessários e preparar a superfície.
5) Se a Eletrofita tiver de passar por um canto do ambiente, ela deverá ser vincada antes da remoção do papel protetor (liner) dobrando-a na posição exata, pois uma vez vincada, não poderá mais ser alisada com perfeição. Simular todo o trajeto antes de remover o papel protetor.
6) Para descascar as extremidades, recortar primeiramente em volta das tiras metálicas. Separar a camada isolante do lado superior do metal usando uma lâmina, canivete ou estilete, mas com cuidado para evitar acidentes. Deixar cerca de 2 ou 3 cm descascados e limpar as superfícies com solvente de limoneno ou limpa metais “Brassol” afim de obter perfeito contato com os conectores.
7) Enrolar (como um tapete) as pontas das tiras para baixo, deixando o lado descascado exposto, até chegar à parte isolada.
8) Introduzir a parte descascada e enrolada pela lateral dos conectores, deslizando no receptáculo transversal e centralizando bem para que nenhuma parte do metal fique exposta. Apertar bem os parafusos com chave de fenda fina. Instalar um conector em cada uma das extremidades utilizando sempre o modelo adequado, pois um mau contato pode provocar o aquecimento dos terminais.
9) Verifique se a temperatura ambiente está acima de no mínimo 18° C, senão é conveniente usar um aquecedor para aumentar a temperatura da superfície onde será aplicada a Eletrofita. Isto aumenta a adesividade, pois em ambientes muito frios o poder de adesão fica reduzido.
10) Destacar o papel protetor à medida que se aplica a Eletrofita à superfície, acompanhando a linha riscada a lápis para que fique corretamente alinhada.
ATENÇÃO: ADESIVO EXTRA FORTE! Não tentar destacar a Eletrofita após sua aplicação definitiva, pois não poderá ser reutilizada.
11) Para passar de um ambiente para outro utilizar uma furadeira com broca fina e longa para paredes e fazer uma série de furos em linha reta para formar uma fenda. Usar um aspirador de pó logo abaixo da broca para evitar que a poeira se espalhe.
12) Após a aplicação, esfregar com força para que as bolhas de ar sejam eliminadas, atingindo a aderência máxima e definitiva da Eletrofita.
13) Ligar os fios da rede nos orifícios longitudinais dos conectores.
14) Fazer a conexão e recolocar as capas ou espelhos nas suas bases.
15) Religar a chave geral e testar a ligação.
16) Testada e funcionando, a Eletrofita agora poderá ser ocultada pintando-a na mesma tonalidade da superfície (teto, parede, divisória, etc.). Para isso, pintar a Eletrofita com tinta latex pva ou acrílica (bastam 2 demãos), obtendo assim uma melhor aderência de materiais de revestimento como: massa corrida, texturas, etc. É recomendável utilizar tela auto-adesiva de fibra de vidro, sobre a Eletrofita, antes da aplicação de massa, para garantir uma proteção adicional contra impactos.
Papel de parede ou faixa decorativa podem também ser aplicados sobre Eletrofitas.

Cuidados de Manuseio:
1) Armazenar a Eletrofita em local fresco e seco.
2) Armazenar em rolos com diâmetro interno mínimo de 30 centimetros para evitar deformação do produto..
3) Para um perfeito acabamento, evite pisar, dobrar desnecessáriamente ou amassar a Eletrofita.
4) Cuidado com as bordas afiadas da Eletrofita.
Como este tipo de produto ainda é pouco conhecido no mercado nacional, trazemos um passo a passo mostrando sua correta instalação. Confira a seguir.

Continua depois da publicidade

Mais Sugestões

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software