São Sebastião

Localizada no litoral norte paulista, tem praias divinas com vida própria e muita agitação

Comentar
Compartilhar
22 MAR 201500h18

Com cem quilômetros de litoral recortado por enseadas e ilhas, São Sebastião tem praias que agradam a todas as tribos – da badalada Maresias, repleta de surfistas; às selvagens e escondidas como Juréia. Duas características, entretanto, são comuns a todas elas: o belo cenário emoldurado pela Mata Atlântica que recobre a Serra do Mar e a infraestrutura - cada praia tem vida própria, com pousadas, bares, restaurantes, lojas... É caso de Camburi, Boiçucanga, Juquehy, Barra do Una e da já citada Maresias, as mais conhecidas e que ficam lotadas nos feriadões e na alta temporada.

Com tanto movimento, a animação na noite é garantida. Nas avenidas tomadas por bares transados e restaurantes sofisticados, o congestionamento é constante. E continua nos acessos para as boates, onde as pistas fervem até o amanhecer.

Para estreitar ainda mais os laços com a natureza, há passeios de lancha pelas ilhas Montão de Trigo, dos Gatos, das Couves e ao arquipélago As Ilhas, pontos indicados para a prática do mergulho.

Os adeptos da canoagem encontram rios e praias para remar um dia inteiro, enquanto os fãs da caminhada têm trilhas de todos os níveis à disposição, incluindo no roteiro refrescantes banhos de cachoeira.

São Sebastião tem praias que agradam a todas as tribos (Foto: Divulgação)

Como chegar

Sebastião fica a 206 km de São Paulo

Carro: Sistema Ayrton Senna-Carvalho Pinto (SP – 070) até a saída 96 e depois seguir pela Tamoios até Caraguatatuba e pegar a Rio-Santos (SP – 055). Para as praias do sul também é possível descer pela Mogi-Bertioga.

Ônibus: Litoranêa - www.passaromarron.com.br - Os ônibus partem do terminal rodoviário Tiete (São Paulo – SP)

Principais atrações

Centro Histórico, Sítio Arqueológico São Francisco, Bairro de São Francisco, Cachoeiras do Ribeirão do Itu, Trilha da Praia Brava, Fundação Mar e mais de 30 praias.

Principais eventos

Verão Show, Festa de São Sebastião (Janeiro), Carnamar (Fevereiro/Março), Maratona de Revezamento Bertioga-Maresias – Corrida (Maio/Outubro), Festa de São Pedro Pescador (Junho), Arraiá Caiçara (Julho), Fuga das Ilhas – Natação (Barra do Sahy) – (Dezembro).