Sabesp inaugura estação de tratamento de água em Guarujá

A nova estação irá ampliar a oferta de água tratada para a população de Guarujá e Vicente de Carvalho

Comentar
Compartilhar
27 DEZ 201312h07

A Sabesp, inaugura nesta sexta-feira (27), às 14 horas, a nova Estação de Tratamento de Água - ETA Jurubatuba (km 2, da Rodovia Cônego Domênico Rangoni - Trevo da Vila Áurea). Na ocasião, estarão presentes na inauguração a prefeita de Guarujá, Maria Antonieta de Brito, o secretário de Saneamento e Recursos Hídricos do Estado de São Paulo Edson Giriboni; a presidente da Sabesp, Dilma Pena e o diretor de Tecnologia, Empreendimentos e Meio Ambiente da Sabesp, João Paulo Tavares Papa.

A nova estação tem capacidade para tratar 2 mil litros de água, por segundo e um reservatório de 10 milhões de litros, que irá ampliar a oferta de água tratada e garantir o abastecimento para moradores e turistas da cidade, incluindo o distrito de Vicente de Carvalho.

O investimento do Governo do Estado de São Paulo na Estação Jurubatuba, que começou a operar este ano, foi de mais de R$ 500 milhões. O objetivo é manter o atendimento atual e para as futuras demandas, diante do crescimento esperado para as próximas décadas.

O Sistema Produtor de Água Jurubatuba e um novo reservatório devem acabar como problema de falta de água em momentos de picos de consumo, o que ocorre na Temporada de verão, quando a população chega a triplicar, passando de um milhão de pessoas.

Aumento de oferta – No mesmo dia, às 10 horas, a Sabesp inaugura o Sistema Produtor de Água Mambu/Branco, localizado em Itanhaém. A nova Estação de Tratamento de Água (ETA) amplia a oferta de água para todo Sistema Integrado de Abastecimento da região, beneficiando diretamente os municípios de Peruíbe, Itanhaém, Mongaguá, Praia Grande e a área continental de São Vicente, e, indiretamente, Guarujá, Santos e Cubatão.